Transgressão

Foto de Jardim

o anjo

o anjo que pego em meu colo
tem um pouco mais na memória
do que a sua infância e me conta
na vastidão do seu tempo
a sua breve história.

um anjo em um corpo de mulher,
as asas das horas nos informam
a transgressão e o tempo
que em desejos alados
logo se transformam.

o anjo que ponho em minha cama
é uma parte aventura e outra romance,
prevê na tarde quieta a noite
e o destino que voa além
dos nossos olhos e do nosso alcance.

um anjo que menstrua,
que tem sexo e vagina que me provoca,
entreaberta ela desvenda
o clitóris que a ponta dos meus
dedos e da minha língua toca.

faço de seu corpo o meu endereço
e no meu colo ela me embala,
revela nos espelhos e no esperma
sua santidade e as roupas
que ficaram no chão da sala.

o anjo que beijo a testa
nem parece a mesma pessoa
que estuda, canta, dança, namora.
com suas asas inquietas
antes que anoiteça voa.

Poema do livro Filhas do Segundo Seo
a venda em http://sergioprof.wordpress.com
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Foto de guilitwinski

Poético

Na descomunal montanha versada
um castelo jubiloso no afável alvorecer
Roteando-o um jardim de flores,
incontáveis, estende-se para a ventura

o desfecho é recomeço
rasto fresco esparrado
O coração pulsa, a carne ebuli
vibrante, leviana

demasiadamente a frente
o tenro Predomínio
a babel frenética
da imparciável transgressão

a assertiva do novo caminho
por hora fresco
agarrado a pele
futuro Anfigúrico, porem poético

Foto de Allan Dayvidson

SEM NOME

"Depois de perder junto a meu pc uns quatro poemas prontos finalmente um novo... "

SEM NOME

Você tem esse algo incapturável,
algo sutil e intangível,
uma própria e convidativa atmosfera,
uma força gravitacional.
Tem esse ar de transgressão
misturado a uma confortável ilusão
que não precisa de enfeites estereotipados
e que me apavora de tão real.

Que eu tenha a coragem de por os dois pés além da margem
e diga logo o que sinto por você e que estou com medo.
Por hora, me abrace e não deixe que eu escape...

Não há manual de instrução,
qualquer dica de antemão,
não há heróis estampados em suas camisas,
não há palavras-chave no que você diz.
Nada me prepara para a temida hora
em que seus olhos criam desordem em mim.
E o que eu faço agora?

Que eu tenha a decência de não me esconder na distância
e confesse logo o que sinto e que estou com medo.
Por hora, não tire os olhos de mim, não deixe que eu escape...

Sempre vitimizando meus sentimentos,
investigando contextos e arrumando pretextos.
Mas, de repente, quero o que ainda nem tem nome,
o que ainda não foi dito,
o que nem se intitula resposta.

Que eu apenas me permita ser fluídico feito a vida
e diga finalmente o que sinto e que estou morrendo de medo.
E quanto a você.....

Por hora, só me abrace e não deixe que eu escape.

Foto de Lu Lena

LUA DA LUA (em vídeo Poema)

*
LUZ DA LUA
*

Não me fale de razão, não me cobre
lógica e perfeição, sou a luz da lua que
espreita a luxúria e a paixão...
desvendo mistérios e segredos...
que extravasa desejos... excitação...
envolvo... libero... atiço... os sentidos...
perigo... ousadia... libido
e transcrevo pelo teu corpo
em pausas reticentes...
versos de pura magia...
e sinto dentro de mim
no ato do prazer iminente
teus espasmos que gotejam
a transgressão em poesia...

Lu Lena

Foto de Graciele Gessner

A Evolução Humana. (Graciele_Gessner)

* Trabalho de 8ª série, em 1999, que ganhou o primeiro lugar do colégio como a melhor dissertação.

Confira!


  • Com a transgressão da lei natural da saúde, o homem está a cada dia evoluindo ou degradando?

  • Uma grande parte das crianças não sobrevive. Enquanto a expectativa de vida é de 65 anos. O problema, não se reduz à possibilidade de viver. Significa envelhecimento prematuro e pior saúde individual. Enquanto uma pessoa aos 45 anos alcançou a plenitude de sua vida, para outros esta é a idade máxima a que pode aspirar. Estou querendo dizer que o homem a cada dia está degradando a lei natural da saúde. O mais grave problema também é a situação da falta de alimentos; que a produção mundial é mal distribuída para a população. Embora existam alimentos suficientes para outros, outras milhões de pessoas sofrem ainda de fome e doenças, e chegam a morrer. O problema existente também é a pobreza que é o círculo vicioso, ou seja, o homem é pobre, alimenta-se mal, está mais sujeito a doenças, tem pouca energia, trabalha menos, por isso é pobre, e assim por diante. Para romper esse círculo, é necessário que os políticos e as pessoas de classe média e rica tomem consciência dessas questões e desenvolvam mais empregos para que isso seja resolvido. A mulher, em geral, sofre incríveis formas de explorações e discriminações, no qual representam 35% da força do trabalho mundial e recebem apenas o seu salário ultrapassado. As cidades não foram planejadas para receber tantas pessoas e, por isso, as necessidades básicas, como saneamento e moradia adequada, não estavam ao alcance de grande parte da população. Nos grandes centros urbanos das cidades, além das piores das condições ambientais (população sonora, do ar, das águas etc.), a população enfrenta grandes problemas de moradia, de transporte coletivo, de lazer, de segurança, de educação e de alimentação. Na análise do problema urbano, no entanto, não podemos esquecer o outro lado da moeda, ou seja, as péssimas condições de vida no campo, que é a razão fundamental que levou populações inteiras a se deslocarem para cidade em busca de uma vida melhor.


    Nota: Um pergunta complexa sempre obtinha uma resposta a altura do problema. A pergunta que não quer calar: mudou alguma coisa neste tempo? Não! Não mudou nada... A tendência é só a piorar.


    13.01.2010

    Escrito por Graciele Gessner.

    *Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!

    Foto de ANACAROLINALOIRAMAR

    A FLOR DA POESIA (Homenagem Recebida /Poesia Reinaldo Ribeiro)

    *
    *
    *
    *
    Um dia cansou a poesia de ser apenas a expressão de toda inspiração;
    E desenhou-se na sedução, para o delírio dos olhares e corações;
    Gerando contundentes sensações, dilacerando as muralhas da solidão;
    Tornando-se mulher sem comparação, que reside em tuas feições!

    No outono sublime das alturas, pétalas voaram pelas veredas do infinito;
    E caíram no pedaço desse mundo mais bonito, te germinando em amor;
    Assim nasceu o teu aroma e tua cor, mais impressionante que um mito;
    Que em teu poema se faz grito, que em teus poderes se fez flor!

    Flor tu és por sobre as odes que enfeitiçam o trovador;
    O bálsamo de sua dor, que adormece pasmado pelos contornos de tuas formas;
    A transgressão das normas, justificada pelas proibidas leis do amor;
    Sim, tu és flor – rainha e modelo dentre as mais maravilhosas!

    Flor que nas manhãs e tardes vem perfumar os meus singelos recantos;
    Deixando rastros de encantos, legando pétalas que me alegram a cerviz;
    Aroma que me faz feliz, desfile de letras que mais parecem acalantos;
    Loira flor de dourados mantos, pele de rosas, A Flor de Lis!

    ******************************************************************************************************
    Flores existem na relva, flores adornam os campos, flores inspiram pintores, flores embalam canções, mas nenhuma delas te suplanta em valor e beleza. Mil beijos, minha linda Flor.

    Reinaldo Ribeiro para A Flor de Lis.

    Querido Reinaldo agradeço o carinho , e fico muito feliz!!!
    Reinaldo Ribeiro é um execelente e otimo poeta que conheci no Recanto das letras. E sempre, me deu força.
    Sempre me anima a poetisar.

    Foto de Lu Lena

    A BUSCA

    Naquele teu represado olhar
    roubaste-me um beijo
    num indício de enigma no ar
    entre o mistério e o desejo

    E nessa incrível descoberta
    buscamos juntos a transgressão
    numa caixa esquecida entreaberta
    encontram-se resíduos da solidão

    Venha e deciframos esses segredos
    Dê-me teu corpo e tua mão
    juntos sem culpas e sem medos
    entregamo-nos em luxúria e sedução

    Acorda-se em nós sonhos adormecidos
    que fervilham como lavas de vulcão
    fragmentos remotos e reprimidos
    sedentos em busca do Pecado e paixão

    Foto de Rubens b Silva

    Ontem

    Ontem, a ternura da lua , o brilho das estrelas...
    madrugada linda, uma noite que se finda...
    Apenas uma palavra pra resumir ESPLENDOR.
    Meus olhos no ato, um transbordo, lagrimas?
    Apenas felicidade...
    Todo aquele brilho aveludado me lembrou você.
    Uma brisa leve te trouxe ate a mim...
    Imaginação minha? Como se foi tão real a ternura que senti ao me tocar ó brisa minha.
    Meus olhos se fecharam com o toque de seu doce beijo...
    Senti sua pele macia, seu cheiro estava em mim, ó flor de jasmim.
    Por um momento meu corpo... Um arrepio quando me tocou...
    Volúpia minha, transgressão ao te tocar.
    madrugada de lua dourada, estrelas ousadas...Pois era você...
    Um sonho... Não. Estava acordado, pôr debruçado na janela da noite.
    Era você...

    Foto de Lou Poulit

    A MONTANHA E PINTASSILGO (CONTO)

    A MONTANHA E O PINTASSILGO
    (Parte 7)

    Lendo os pensamentos do gato e do gavião, a montanha deduziu que estava se repetindo ali outro fundamento da natureza: a competitividade. Pois que o gato, que antes havia adotado uma postura cautelosa, ao perceber que o gavião já vinha voando rápido e rasteiro na direção do pintassilgo, resolveu que teria de ser ainda mais rápido do que o gavião e aproveitar-se da distância bem menor a que estava do passarinho. Porém ainda mais rápida foi a montanha. Numa atitude muito condenável para qualquer montanha, no entanto, naquela situação, para ela plenamente justificada, puxou com força para dentro de si as raízes do arvoredo onde estava o pintassilgo. Assim, todos muito assustados, o passarinho levou um tombo, o gato deu um bote no vento e rolou longe, e o gavião por pouco não quebrou a asa no lajedo, ao desviar subitamente o seu rumo.

    Algum tempo depois, como sempre acontece na natureza, tudo voltou ao normal e a vida prosseguiu sem grandes traumas. Mas não foi assim para a montanha. Ela havia agredido a natureza com seu ato impulsivo. Cometera uma transgressão. Usara o seu poder indevidamente e sabia que, de alguma forma, um dia pagaria um preço por isso. Até que esse dia chegasse, não obstante a distância física que havia entre elas, saberia que outras montanhas a veriam com outros olhos. Criara para si uma imagem de montanha passional, e ferira o sentimento de identidade das demais montanhas, que por isso não saberiam mais quem ela realmente era, e nela não confiariam mais. Seria pois discriminada e devia se preparar.

    Para uma montanha tudo é bem mais demorado do que para um pintassilgo. É como se formassem os dois um grande lago. A tona da água seria como o pintassilgo, sua expressão externa, visível e inconstante, susceptível a uma enorme gama de fatores capazes de provocar grandes transformações em pouquíssimo tempo. Já o fundo do lago, protegido e isolado de tais fatores, onde nem mesmo pode chegar plenamente a luz solar, bem mais se assemelha à montanha. Nele nada é tão breve e tudo é mais verdadeiro e confiável. Muito a propósito, nessa dimensão da vida, não se provocam violações da naturalidade e por isso a montanha sentia-se pejada. Ela sabia que a natureza é sustentada por princípios ativos, que sempre conduzem tudo a bom termo, com base em uma sucessividade também natural, cuja mensuração chama-se tempo cronológico. A aceitação disso como verdade depende, entretanto, de que se tenha a consciência ancorada num nível universal e coletivo. Embora por inusitado e admirável sentimentalismo, ela priorizou as consciências individuais, do pintassilgo e dela própria, e por isso transgrediu. Esqueceu-se de que todas as soluções já fazem parte do todo, que ela própria representa nessa analogia. A supervalorização do nível individual da consciência, ou da sua auto-identidade, não é um comportamento adequado para uma montanha milenar, embora seja muito comum em seres que vivem menos como, por exemplo, os pintassilgos e os humanos.

    O sol já ia bastante alto mais uma vez, quando a montanha estranhou o comportamento do seu tão amado amigo. Ele parecia estranhamente movido por uma força difícil de identificar, no entanto muito poderosa. Começou a piar cada vez mais forte e com maior freqüência, sem propriamente cantar, movimentava-se mais, expunha mais as penas à luz do sol e até os seus olhinhos negros pareciam brilhar mais. Impressionada e ao mesmo tempo preocupada com ele, já que assim despertaria mais o instinto dos seus predadores naturais, a montanha pôs-se a investigar mais de perto o que estava acontecendo e em alguns poucos minutos tudo começou a ficar claro.

    Subindo lentamente a picada mal definida e íngreme que vinha do vale para a montanha, o mais moço dos dois caçadores, que a montanha já conhecia bem, chegava próximo ao lugar onde estava o pintassilgo. Tratava-se, com absoluta certeza, daquele mesmo que mostrara-se inconformado com a soltura do bichinho. E ele não podia estar bem intencionado, pois trazia consigo novamente uma daquelas gaiolas de caça, providas de rede, e dentro dela três outros pintassilgos, que também não paravam de piar apesar dos trancos e escorregões da subida. Não era para se acreditar que viera soltar mais pintassilgos. Seria bom demais se fosse verdade. Cansado da subida, assim que chegou ao lugar que julgou satisfatório, o homem pendurou a gaiola em um toco de galho quebrado e afastou-se, indo acomodar-se por trás do capim que cobria um pequeno lajedo, de modo a não ser visto.

    Por algum tempo a montanha sentiu-se muito feliz. O seu pintassilgo cantava loucamente, como nos velhos tempos. Cantava muito e alto, eriçando as penugens do peito, esticando as pernocas e o pescoço. Parecia à montanha comovida que nunca ele cantara tanto, com tanta eloqüência, tanta emoção. Era como se estivesse cantando pela última vez na vida, reunindo todas as forças para isso, e sua consciência coletiva, entrelaçada à da montanha, o fizesse cantar compulsivamente, como se dissesse ao mundo: Eu sou o pintassilgo e esse é o meu canto, o meu papel nesse mundo e o que sei fazer de melhor!

    De tal forma o seu cantar se apossou do ambiente, que todos os demais animais se calaram. Até o vento parecia quedar-se a tão bela e sonora efusividade. Com dois olhos arregalados, o caçador mal acreditava no que eles viam e no que seus ouvidos escutavam.

    (Segue)

    Foto de Lou Poulit

    A MONTANHA E O PINTASSILGO (CONTO)

    A MONTANHA E O PINTASSILGO
    (Parte 8)

    Porém, a eufórica felicidade da montanha de súbito cedeu os seus subterrâneos a uma terrível agonia. Ela logo percebeu que tudo era um golpe baixo. Os pássaros de dentro nada mais eram do que uma família. Para convencer o pintassilgo “fugido” a voltar para a prisão, para mostrar a ele que nunca mais seria o que foi, o caçador trouxera a sua fêmea e os seus filhotes, que piavam apenas porque nem sabiam cantar ainda. Furiosa, a montanha quis voltar a ser um vulcão, mas deteve-se a tempo de arrepender-se. Não poderia despertar tamanha força somente para despejá-la na cabeça daquele ínfimo caçador. Além do que, já tinha uma transgressão grave registrada na sua folha-corrida.

    Acalmou-se para desfocar sua energia. Precisava voltar à sua dimensão consciencial, natural e soberana, e não negar ao pintassilgo o direito de escolher. Mas essa era uma tarefa muito difícil. Seu querido passarinho fora arrancado do seu abraço generoso. Passara muito tempo sendo condicionado a uma vida muito diferente, mas agora teria a chance que ele sempre esperara. Ou será que não? E se ele não o quisesse? E se sentisse medo da liberdade? Assim como não mais respondia aos apelos da montanha, com certeza perdera a sensibilidade para todas as coisas, não podia mais compreender o mundo exterior à gaiola. Fora acostumado a comer e beber do que lhe serviam, e não saberia mais encontrar alimento por conta própria. Por mais irônico e inaceitável que isso fosse do ponto de vista da montanha, ele poderia preferir a segurança oferecida por seus algozes. Pelo menos não perdera o seu canto maravilhoso, muito embora agora, isso parecesse menos importante. Mas para os seus filhotes sim, isso devia ser o que existia de mais importante. Sob o peso imenso da dúvida a montanha sentiu a conseqüência da sua ousadia. Deixara-se levar. Fora até onde montanha nenhuma houvera ousado chegar com seu comportamento. Não podia mais prosseguir sob o risco de perder-se em vão. Tudo por um pintassilgo que não quisesse, desgraçadamente, reencontrar-se. O fim das suas dúvidas não dependia mais de si, ou nunca dependera. Era preferível deixar que tudo se ajeitasse naturalmente.

    Pois tudo aconteceu muito rapidamente. O gavião não resistiu à tentação de ver três refeições num espaço tão pequeno. Desceu noutro vôo rasante, passando bem próximo, na tentativa de fazer com que ao menos um dos pássaros saísse apavorado da gaiola. O gato achou que o risco já estava de bom tamanho e que poderia muito bem simplesmente esperar em um lugar mais seguro. Quem sabe? Com sorte lhe sobraria alguma coisa, pois havia mais passarinhos na confusão do que aquele gavião intrometido poderia carregar. Como a tentativa anterior não dera resultado, o rapineiro voltou e pôs-se a voar quase parado no ar, bem juntinho das varetas. Mais cedo ou mais tarde algum dos bichinhos se esgotaria de tanto se esbater, e então seria facilmente arrancado pelo pescoço, para fora da gaiola. Entendendo a malícia cruel do gavião, o pintassilgo lançou-se contra ele numa atitude heróica, pensando em bicar-lhe os olhos, golpe terrível e mortal para qualquer gavião, por condená-lo a morrer lentamente de inanição. O que se viu surpreendeu a todos.

    Ninguém ali sabia, mas os pássaros engaiolados na verdade pertenciam ao caçador mais velho. Vendo-os ameaçados pelo gavião, sem ter uma justificativa para o fato de tê-los pego sem pedir, ao mesmo tempo em que o pintassilgo atacou o caçador arremessou com toda a força uma pedra, na direção do gavião. Porém em vez deste acertou a gaiola, que caiu, se quebrando e libertando os pássaros. Aquela trapalhada encheu a montanha de alegria, por ver os pássaros libertos. Mas onde havia ido parar o pintassilgo? Todos procuravam por ele. Então descobriram que estava no galho mais alto, pendurado pelo pescoço no bico do gavião. Antes que pudessem dizer uma palavra, o rapineiro achou que já estava bom e tratou de bater suas asas até desaparecer nas nuvens, com certeza na direção de uma outra montanha, onde se sentisse mais bem-vindo.

    Nesse dia a montanha chorou, mas ninguém percebeu. Não foi mais uma transgressão sua. Simplesmente ela se retirou para os seus subterrâneos e lá permaneceu por muito tempo. De tão triste não queria ver ninguém, sequer tinha vontade de apreciar o amanhecer como sempre fizera. As outras montanhas que achassem o que bem entendessem, não estava mais preocupada com o julgamento delas.

    Numa manhã, entretanto, uma voz que lhe pareceu familiar fez com que voltasse a atenção para fora. Não pode ser ― disse a si mesma. Então chegando ao lugar onde tudo havia acontecido havia dois anos, lá estava um pintassilgo, que já não era mais um filhote, prestes a estourar o peito de tanto cantar. E não apenas por zelo. Vinha de logo abaixo uma zoeira que o fazia aumentar o volume para ser ouvido. Era uma cascata, uma pequena queda por enquanto. Sabia a montanha que, sem imediatismos, a fonte construiria um sulco que melhor lhe conviesse, e no futuro seria uma queda ainda mais bonita. E quando depois viessem lhe admirar, todos já encontrariam aquela plaquinha rústica pregada no arvoredo, escrita com letras que mais pareciam garranchos, porém onde se podia ler com alguma boa vontade: Fonte do Pintassilgo. Não vira quem a pregara ali, porém até que estava bem bonitinha. Obra do velho caçador? Mas que tanta diferença isso fazia?

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