Colégio

Foto de Riva

NAMORO NA INFÂNCIA

NAMORO NA INFÂNCIA

Sentimentos residuais de um amor noutrora,
Flutua no meu íntimo átimos em recordação,
Prestante memória que faz sentir tudo agora,
Romances quando criança! Propícia emoção!

Ah! Minha meninice! Como é bom te lembrar!
No colégio... lápis, borracha, e o bilhete à mão!
Para a pretensa amada na carteira apanhar
O recado lírico ditado pelo seu afável coração.

Cruzavam olhares para o namoro referendar,
Num gesto singelo do párvulo em retribuição,
Ao carinho da amada a conquista consagrar,
Tudo era encanto daquela graciosa geração.

Hoje, relembro com saudades e o meu pesar,
Por ser tudo diferente à época da namoração.

Rivadávia Leite

Foto de Danyy Amor Paixao

Saudade

Porque saudade é só uma lembrança bonita, pedindo pra acontecer outra vez. É cheiro de café fresquinho, é colher morango no quintal, depois de chegar do colégio. É desenho animado em um fim de tarde qualquer. É querer reviver o que valeu a pena. Que marcou, e se transformou em mais uma página bonita na vida da gente. Saudade não deve doer. Deve roubar sorrisos e trazer a certeza de que o que foi bonito fica, de alguma forma. Sentir saudade, deixar saudade. Porque o bom é viver para desenhar na vida das pessoas, momentos lindos e dignos de serem lembrados pra sempre...

Foto de João Victor Tavares Sampaio

A Suprema Anarquia

Você sabe o que é um estado?

Segundo o Houaiss
É o conjunto das instituições

Segundo Weber
É o que contém o monopólio da violência legítima

Segundo a classe média
É o que os obriga a compra de
Colégio particular
Plano de saúde
Previdência privada
Vigilância especializada
Automóvel
Contas no interior de paraísos fiscais

Segundo os maconheiros
E sua religião fundamentalista
O estado é o que proíbe e oprime
O que eles livremente fazem e todo mundo sabe

E segundo os pobre-diabos e humildes indigentes
Ou seja, eu
O estado é uma cerca invisível
De poeira e vento
Que não serve pra nada

Foto de hypermodesto

Voce e a diferenca...!!!

VOCE FAZ MUITA DIFERENÇA...!!!

Uma professora de determinado colégio decidiu homenagear cada um dos seus formandos dizendo-lhes da diferença que tinham feito em sua vida de mestra. Chamou um de cada vez para frente da classe. Começou dizendo a cada um a diferença que tinham feito para ela e para os outros da turma.
Então deu a cada um uma fita azul, gravada com letras douradas que diziam: 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'..
Mais adiante, resolveu propor um Projeto para a turma, para que pudessem ver o impacto que o reconhecimento positivo pode ter sobre uma comunidade.
Deu aos alunos mais três fitas azuis para cada um, com os mesmos dizeres, e os orientou a entregarem as fitas para as pessoas de seu conhecimento que achavam que desempenhavam um papel diferente. Mas que deveriam poder acompanhar os resultados para ver quem homenagearia quem, e informar esses resultados à classe ao fim de uma semana. Um dos rapazes procurou um executivo iniciante em uma empresa próxima, e o homenageou por tê-lo ajudado a planejar sua carreira. Deu-lhe uma fita azul, pregando-a em sua camisa. Feito isso, deu-lhe as outras duas fitas dizendo:
'Estamos desenvolvendo um projeto de classe sobre reconhecimento, e gostaríamos que você escolhesse alguém para homenagear, entregando-lhe uma fita azul, e mais outra, para que ela, por sua vez, também possa homenagear a outra pessoa, e manter este processo vivo. Mas depois, por favor, me conte o que perceber ter acontecido. '
Mais tarde, naquele dia, o executivo iniciante procurou seu chefe, que era conhecido, por sinal, como uma pessoa de difícil trato. Fez seu chefe sentar, disse-lhe que o admirava muito por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. O executivo subalterno perguntou a ele se aceitaria uma fita azul e se lhe permitiria colocá-la nele. O chefe surpreso disse: 'É claro. ' Afixando a fita no bolso da lapela, bem acima do coração, o executivo deu-lhe mais uma fita azul igual e pediu: 'Leve esta outra fita e passe-a a alguém que você também admira muito. ' E explicou sobre o projeto de classe do menino que havia dado a fita a ele próprio.
No final do dia, quando o chefe chegou a sua casa, chamou seu filho de 14 anos e o fez sentar-se diante dele. E disse: 'A coisa mais incrível me aconteceu hoje. Eu estava na minha sala e um dos executivos subalternos veio e me deu uma fita azul pelo meu gênio criativo.
Imagine só! Ele acha que sou um gênio! Então me colocou esta fita que diz que 'Quem Eu Sou Faz a Diferença'. Deu-me uma fita a mais pedindo que eu escolhesse alguma outra pessoa que eu achasse merecedora de igual reconhecimento. ' Quando vinha para casa, enquanto dirigia, fiquei pensando em quem eu escolheria e pensei em você...!!!
Gostaria de homenageá-lo. 'Meus dias são muito caóticos e quando chego a casa, não dou muita atenção a você. Ás vezes grito com você por não conseguir notas melhores na escola, e por seu quarto estar sempre uma bagunça.
Mas por alguma razão, hoje, agora, me deu vontade de tê-lo à minha frente. Simplesmente, sabe, para dizer a você, que você faz uma grande diferença para mim. Além de sua mãe, você é a pessoa mais importante da minha vida. Você é um grande garoto filho, eu te amo...!!! '
O menino, pego de surpresa, desandou a chorar convulsivamente sem parar. Ele olhou seu pai e falou entre lágrimas: 'Pai, poucas horas atrás eu estava no meu quarto e escrevi uma carta de despedida endereçada a você e à mamãe, explicando porque havia decidido suicidar e lhes pedindo perdão'. Pretendia me matar enquanto vocês dormiam. Achei que vocês não se importavam comigo. 'A carta está lá em cima, mas acho que afinal, não vou precisar dela mesmo. '
Seu pai foi lá em cima e encontrou uma carta cheia de angústia e de dor. O homem foi para o trabalho no dia seguinte completamente mudado. Ele não era mais ranzinza e fez questão de que cada um dos seus subordinados soubesse a diferença que cada um fazia. O executivo que deu origem a isso ajudou muito outros a planejarem suas carreiras e
nunca se esqueceu de lhes dizer que cada um havia feito uma diferença em sua vida... Sendo um deles o filho do próprio chefe. A conseqüência desse projeto é que cada um dos alunos que participou dele aprendeu uma grande lição.
De que 'Quem Você É Faz sim, uma Grande Diferença ' .
Você não precisa passar isso adiante para ninguém... Nem para duas nem para duzentas pessoas.
Continue a sua vida como você acha que está bom para você.
Por outro lado, se quiser, pode enviar para aquelas pessoas que significaram ou significam algo para você, sejam quantas forem.
Ou por outro lado, simplesmente sorria quando lhe escrevo que estou lhe mandando isso porque você é importante para mim, cada um de vocês é importante para mim, senão não os teria incluído na minha lista de envio. Quem você é na minha vida, faz muita diferença para mim, e eu queria que vocês soubessem disso.

Eis aqui a sua fita azul! Tenha um excelente dia...!!!!

QUEM EU SOU FAZ A DIFERENÇA...!!!
Hypermodesto.

Foto de Allan Dayvidson

OUTRA VIDA

"A vida é uma sequência de acontecimentos únicos, impossíveis de se repetirem. Mesmo situações semelhantes acontecendo em momentos extremamente próximos se diferem uma da outra pela constituição de outros contextos radicalmente separados por milésimos de segundos... Mas quem nunca desejou outra chance?..."

OUTRA VIDA
-Allan Dayvidson-

De todas as coisas daqueles tempos de colégio,
Mexer com seu coração era meu maior privilégio.
Os meus 17 foram indubitavelmente seus.

Eu costumava acreditar que não existiria algo assim.
Você também não contava com gostar tanto de mim.
Minhas pernas estão bambas desde que “a gente aconteceu”.

Da próxima vez, não perderei a chance.
Levarei meus sentimentos às últimas conseqüências deste romance.
Da próxima vez, não pensarei duas vezes,
Deixarei você me convencer que não há nada por aí como nós...
Nada como nós dois.

Você era o pedaço de um bolo que não me atreveria a pedir.
Eu era um desafio fora das páginas de qualquer um daqueles gibis.
Você e o medo foram tema do meu primeiro poema.

Ouvi dizer que sua vida mudou bastante
E sou um souvenir que não ficaria bem em sua nova estante.
Como eu gostaria de voltar a ser seu problema!

Da próxima vez, não estragarei tudo.
Não pedirei permissão para viver cada um daqueles segundos.
Da próxima vez, serei nada menos que irredutível.
Não terei medo de acreditar que somos um plano mais que possível...
Um plano infalível.

O tempo não demonstra a menor intenção de voltar atrás.
Mas nunca fui do tipo que se contenta com um “nunca mais”.
E se houver uma próxima vez,
outra vida na qual ousemos nos exceder...
Que eu possa partilhá-la com você.

Da próxima vez, me recusarei a ceder.
Acreditarei quando disser que só precisa de mim e mais nada.
Da próxima vez, não amontoarei palavras
E não precisarei dizer tarde demais o que sempre tive medo de dizer...
“Eu amei mesmo de você”.

Mas, da próxima vez, você não me escapa.
Enquanto isso, desejo que seja feliz em sua própria estrada.
Até a próxima...

Foto de Jessik Vlinder

Saber o Que Somos

São 05:34h e eu não dormi esta noite. Por quê? De madrugada, quando o silêncio enfim paira na cidade, é possível ouvir coisas absurdas. Coisas suas... Desesperos que seu eu mais íntimo suplica por uma oportunidade para gritá-los em seus ouvidos. É tão difícil ouvi-los porque para isso é preciso silenciar todo o resto. Tudo que vai além de você. Tudo que permeia qualquer outra coisa que não seja VOCÊ. Conseguindo esse silêncio é hora de conversar, de finalmente dar ouvidos ao que realmente é necessário e importante, ao que realmente faz falta ou está em excesso, faz feliz ou entristece. É hora de se ouvir...
Tentamos na maior parte do nosso tempo agradar todas as pessoas e nos deixamos geralmente em último plano. “Preciso parecer séria para o meu chefe. Divertida para meus colegas. Sempre educada e simpática para o motorista do ônibus. Decidida e poderosa para o cara com quem troco olhares. Bem resolvida financeiramente para os familiares. Estudiosa e dedicada para os professores e descolada e popular para os amigos da faculdade...” E assim vamos preenchendo todas as lacunas de “Como você deve ser para...”. Fala sério!! Às vezes enche o saco! Vou deixar atrasar os trabalhos e estudar para provas duas horas antes dela. Não me concentrar absurdamente e assim acabar tropeçando na calçada e me melando com sorvete quando estiver passando por ‘ele’. Nem olhar pra cara do motorista que nunca responde ‘de nada’. Dizer para as colegas o quanto são fúteis e mesquinhas e para os colegas o quanto são vazios e imaturos. Discordar com tudo que o professor sem noção diz. Pedir dinheiro emprestado à vó e ir para o cinema com os primos na quarta porque é o dia mais barato... Assim é divertido! Rs
Na real, agora? E novamente à dura realidade...
Precisamos de equilíbrio! Essa é a eterna meta da minha vida e deveria ser a de todos. Equilíbrio!! É importantíssimo que sejamos nós mesmos, mas muitas vezes, por nós, será necessário agir contra aquilo que somos. O problema está quando passamos a viver em função dos outros, em função do que agrada segundos e terceiros. Precisamos nos amar mais! Não tô nem aí que falem do meu vestido curto, eu sei que não sou uma p... Mas não vou pra reunião de colégio do meu irmão mais novo assim. Bom senso... Não tô nem aí se acham que eu sou metida ou prepotente porque eu sei que não sou... É disso que falo. Sempre vão nos julgar! Então temos que saber melhor do que qualquer um o que realmente somos e não somos. Quando isso for certo e tivermos certeza que nos conhecemos mais que todos, fiquemos tranquilos... A consciência que manda...

Foto de Soélis

EU SINTO SAUDADE !

EU SINTO SAUDADE !

Autor: Soélis Sanches

Saudade de quando era criança...
Das brincadeiras, do tempo livre.
Saudade dos amigos...
Das festas, do tempo que já passou...
Saudade da família...
De casa, do tempo juntos...
Saudade do colégio...
De matar aula...
Do tempo que dormia na sala...
Saudade de um lugar...
De uma paisagem, de um tempo bom que não volta mais.
Saudade de um abraço...
De um beijo, do tempo que fez mudar tudo.
Saudade das noites em claro...
Saudade de quem já não está mais aqui...
Saudade de quem não é o mesmo, quando eu acreditava nas pessoas.
Saudade da adrenalina, de não nos preocuparmos com o futuro, do tempo que poderia acabar a qualquer momento.
Saudade do que foi e do que ainda será...
Saudade do amor que o tempo apagou...
Saudade da chuva que caía batendo no telhado.
Saudade de meus pais que se foram...

Enfim, eu sinto saudade!

Foto de Evandro Machado Luciano

A Primeira e a Última Carona

Como todos os dias de sua vida, Gilberto acordou cedo, vestiu sua roupa leve e colorida, e rumou para sua caminhada matinal. Desde que iniciou essa rotina há setenta e cinco anos atrás, nunca parou. Nenhum dia sequer. Era algo que lhe fazia muito bem. Saia de casa, passava pelo colégio da esquina; dava um olá para as moças da farmácia; e na volta comprava alguns pães na padaria.

Setenta e cinco anos... Setenta e cinco anos...

Não posso dizer que durante todos esses anos de caminhadas matutinas, Gilberto não tenha tido algumas “tentações” no caminho. Algumas que tentavam convencê-lo a parar de caminhar; outras que tentavam desvia-lo de sua rota. Mas nem por um segundo seu pensamento mudou. Desde o tempo em que era apenas o pequeno “Betinho”, até o dia de hoje, em que se tornara o Sr. Gilberto, sua ideia sempre fora a mesma: seguir apenas caminhando, sem olhar pra trás ou muito adiante. Mas naquele dia, Gilberto sabia que a caminhada teria um outro desfecho. Depois de Setenta e Cinco anos caminhando, cativando pessoas, chorando por algumas, se sacrificando por outras, o velho homem encontrou na estrada um carro estonteantemente belo. Um Cadilac vermelho, com um brilho divinal. De dentro dele, surgiu um homem que aparentava mais idade do que o próprio “Beto”.

- Belo carro – disse nosso caminhante.
- Temos gostos parecidos meu amigo – respondeu o velho – gostaria de dar uma volta?
Gilberto parou e pensou um pouco...

Setenta e cinco anos e nunca tinha aceitado uma única carona, porque iria aceitar naquele dia? Ainda mais de um completo desconhecido?

Mas algo naquele velho lhe dizia que devia entrar no carro. Foram tantos anos de caminhada, já estava na hora de voltar pra casa de uma forma mais confortável. Então, Gilberto fez sua escolha.

Depois de Setenta e Cinco anos de caminhada, ele aceitou a carona, e rumou para a sua verdadeira casa, de uma forma tranquila e confortável, para que pudesse finalmente repousar...

Foto de Graciele Gessner

A Evolução Humana. (Graciele_Gessner)

* Trabalho de 8ª série, em 1999, que ganhou o primeiro lugar do colégio como a melhor dissertação.

Confira!


  • Com a transgressão da lei natural da saúde, o homem está a cada dia evoluindo ou degradando?

  • Uma grande parte das crianças não sobrevive. Enquanto a expectativa de vida é de 65 anos. O problema, não se reduz à possibilidade de viver. Significa envelhecimento prematuro e pior saúde individual. Enquanto uma pessoa aos 45 anos alcançou a plenitude de sua vida, para outros esta é a idade máxima a que pode aspirar. Estou querendo dizer que o homem a cada dia está degradando a lei natural da saúde. O mais grave problema também é a situação da falta de alimentos; que a produção mundial é mal distribuída para a população. Embora existam alimentos suficientes para outros, outras milhões de pessoas sofrem ainda de fome e doenças, e chegam a morrer. O problema existente também é a pobreza que é o círculo vicioso, ou seja, o homem é pobre, alimenta-se mal, está mais sujeito a doenças, tem pouca energia, trabalha menos, por isso é pobre, e assim por diante. Para romper esse círculo, é necessário que os políticos e as pessoas de classe média e rica tomem consciência dessas questões e desenvolvam mais empregos para que isso seja resolvido. A mulher, em geral, sofre incríveis formas de explorações e discriminações, no qual representam 35% da força do trabalho mundial e recebem apenas o seu salário ultrapassado. As cidades não foram planejadas para receber tantas pessoas e, por isso, as necessidades básicas, como saneamento e moradia adequada, não estavam ao alcance de grande parte da população. Nos grandes centros urbanos das cidades, além das piores das condições ambientais (população sonora, do ar, das águas etc.), a população enfrenta grandes problemas de moradia, de transporte coletivo, de lazer, de segurança, de educação e de alimentação. Na análise do problema urbano, no entanto, não podemos esquecer o outro lado da moeda, ou seja, as péssimas condições de vida no campo, que é a razão fundamental que levou populações inteiras a se deslocarem para cidade em busca de uma vida melhor.


    Nota: Um pergunta complexa sempre obtinha uma resposta a altura do problema. A pergunta que não quer calar: mudou alguma coisa neste tempo? Não! Não mudou nada... A tendência é só a piorar.


    13.01.2010

    Escrito por Graciele Gessner.

    *Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!

    Foto de silviaraujomotta

    Poema nº 2686-SILVIA (de Lourdes) ARAÚJO MOTTA-AUTOBIOGRAFIA(1

    Poema nº 2686-SILVIA (de Lourdes) ARAÚJO MOTTA-AUTOBIOGRAFIA(1)Janeiro de 2010

    S-Sou de janeiro de cinquenta e um!
    I-Iluminado religioso Dia de Reis!
    L-Limites já não ponho à alegria!
    V-Vivo a brindar dia sete e o dia seis!
    I-Invento, canto, faço música e poesia,
    A-Amor perfeito! Amo ao meu jeito!
    -
    D-De Sílvio e Ana Araújo nasci!
    E-Em Belo Vale vivi na infância:
    -
    L-Lugar aconchegante, mineiro,
    O-Onde convivi com oito irmãos!
    U-Um espaço do turismo brasileiro!
    R-Residi em Congonhas de Campo,
    D-Depois decidi ser Professora
    E-Em belovalense Colégio Pe.Virgílio!
    S-Sonhos realizo! Feliz, sou escritora!
    -
    A-A Capital dá-me ÓTIMAS oportunidades!
    R-Resido em Beagá há 36 anos! Sou casada!
    A-Aqui fiz cursos nas Faculdades FAFI-BH,
    Ú-UFMG e na FAMIG.Culturalmente, feliz;
    J-Já pertenço às Academias de Ciências,Artes e Letras,
    O-Ou luso-ítalo-chilena-espanhola-norteamericana e brasileiras.
    -
    A-Atendo ao currículo Educacional e Pedagogista,
    R-Respondo ao cultivo da Paz, das Letras , do Direito,
    A-Agora sou Embaixadora Universal da Paz/BR/France/Suisse,
    Ú-Um prêmio “THE BEST” da IWA aos meus 1800 poemas/2006.
    J-Já sou Cônsula dos POETAS Del MUNDO para BH(115 países)
    O-O Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, criei em 17-fev-2000.
    -
    M-Meus:Aristides(20),Deusdedit(21)Dr.Ronaldo(30):
    O-Os amores-perfeitos com lindos laços maternos!
    T-Trago no peito irmãos, cunhados, parentes e amigos.
    T-Tenho plena consciência dos meus sonhos e atos!
    A-Agradeço a Deus pela vida! A todos, dou abraços!
    -
    Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Janeiro,2009.
    Comemoro duas datas:(dia 6 /Jan:nasc.)e (dia7 (Registro)

    ---***---

    AGRADECIMENTO:

    Nesta data, alegremente,
    vibro de felicidade,
    pois envelheço contente,
    sem me importar com a idade.
    Eu sei que sou DIFERENTE,
    embora, a energia aprovem...
    Sou jovem na minha mente
    tenho Deus no subconsciente.
    Verdadeira e comovente
    é a alegria que me dão;
    ensinam-me a ser mais gente
    Tenham minha GRATIDÃO .
    E, agora, num grande laço,
    colorido de emoção,
    Quero deixar meu abraço:
    -Tenham minha Afeição:
    Sou a Sílvia Professora,
    bem feliz aposentada,
    violonista e escritora,
    pela vida apaixonada.
    Mensageira da alegria,
    cativa da arte e cultura,
    vivo a divulgar poesia,
    música e literatura.
    Hoje estou bem sorridente
    brindando, com gente unida:
    ganhei versos de presente
    e amigos pra toda a vida...
    MUITO OBRIGADA!
    -
    Sílvia Araújo Motta
    silumotta@hotmail.com.
    ---***---
    6 e 7 de Janeiro de 2010.
    ---***---

    Páginas

    Subscrever Colégio

    anadolu yakası escort

    bursa escort görükle escort bayan

    bursa escort görükle escort

    güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

    görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

    alanya transfer
    alanya transfer
    bursa kanalizasyon açma