Negação

Foto de carlosmustang

ESTRELAS

Sempre tentando ser o melhor
Amar bem, transar mais gostoso
Alimentando o desejo de ser inesquecível
Viver cada vez agradavelmente

Almejando ver-te maravilhosa no meu ser
Correndo atras de todo conforto para você
Sem medo de ser feliz, estasiar-te, de existir
Fazer-nos nesta rua um casal como é pra ser

Mas tirando meus pensamentos humilhados
Fracassados, indignados, revoltados
Dificulta ate gostar de mim, um bom ser

Apesar da negação plena do seu Amor
Pude te amar completamente, num momento lindo!
Sem perder essa sensação eterna...

Foto de Emerson PS

Talvez

O talvez é uma palavra que muitas vezes pode facilitar ou dificultar a vida de alguém...
Talvez eu...; talvez eu poderia; talvez a felicidade estivesse diante dos meus olhos...; talvez eu a tenha perdido.
Em muito o talvez possa significar uma afirmação discreta, ou uma negação concreta, mas na maioria dos casos um “eu não sei”, demonstrando total confusão.
O Talvez é tão complexo que chega a ser trágico ou maluquice decifra-lo... Às vezes passa uma segurança, e no, momento seguinte desordenado, sem controle e impróprio.
Já tive “muitos talvez” em minha vida, e em quase todos foi ele o causador da frustração..., mas em um caso especifico o talvez me intrigue, por que se ele não existisse talvez conseguisse..., provavelmente eu conseguiria...
PROVAVELMENTE!???
Ah essa não!
Talvez; provavelmente; consequentemente; arbitrariamente; distantemente; infelizmente..., talvez...
Talvez o talvez faça mesmo parte de nossas vidas e talvez o mais importante seja seu propósito.
A única certeza que tenho neste momento é que talvez a minha certeza esteja errada e, o talvez, seja provável...
Parece-me agora que o talvez seja o mais certo em minha vida, pois diferente do sim ou do não, que são incógnitas e na maior parte ausentes, o talvez do contrário sempre esteve lá, ou aqui, ou talvez..., mas sempre esteve junto, companhia cativa e permanente...
Talvez... Eternamente.

Foto de Rosamares da Maia

SENSAÇÕES

Sensações

A sensação de ti é o meu maior sentido.
Na tua ausência meus olhos ficam perdidos.
Minha alma é farol que tateia o denso vazio.
E te encontra, e te toca de forma imperceptível.

Você está no éter que preenche o ar.
Meu peito enche-se de sensações fugidias.
Expurga a angustia de não te tocar,
Porque saudade é sensação presente.

E a tua imagem gravada em mim,
Povoa e passeias pelos meus sonhos.
Imprime o teu beijo úmido,
Beijo e afago, sopro na nuca, arrepio.

Sensação que desmancha meus cabelos,
Sensação de estar pronta – no cio.
Nunca te apartaste de mim, jamais.
Esta é minha maior e melhor certeza.

Solidão é uma sensação tola, de quem não sabe,
Nada conhece do amor e da dor que ele causa
Solidão é uma negação totalmente tola.
Pois estamos preenchidos pelo vazio.

E se a rima dos loucos é a tua sensação,
E se cultivas este mórbido prazer da dor.
Bem vinda seja a esta nova companhia.
Pois amor e dor convivem em eterna harmonia.

Rosamares da Maia

Foto de giogomes

Sonhos

Muitos sonham com riqueza,
sucesso e beleza.

Outros tanto com igualdade,
paz e fraternidade.

Já eu, não tenho sonhos mundanos.
Nem sonhos tão "Ghandianos".

Eu sonho com o meu amor ao lado.
Deitada em minha cama, com um olhar apaixonado.

Após uma noite de amor torrencial,
e a negação de uma vida formal.

Com promessas de sentimento eterno.
Com chamas que impeçam o inverno.

Que transformem "Nós" em singular,
e que "Eu" no plural sempre estar.

Eu sonho com o meu amor ao lado.
Caminhando na multidão, a beira de um lago.

Todos solitários perante a gente,
existindo apenas o "nosso" tempo presente.

Protegida por meu abraço,
protegido por seus braços.

Me perdendo em seus beijos,
compartilhando os seus desejos.

Eu sonho com o meu amor ao lado.
Escrevendo comigo, poesias sobre o amado.

Espalhando nossa história.
Preservando toda esta memória.

De um sonho impossível,
que para o amor não tem nível.

Ao lado de uma lareira,
aquecendo a família inteira.

Muitos sonham com grandeza,
dinheiro e certeza.

Outros tantos como vencer a maldade,
ignorância e desigualdade.

Eu só sonho com meu amor ao lado.
Para poder mostrar ao mundo, o que é estar apaixonado.

Foto de giogomes

O Tigre e a Rosa XV - Escolha

Tinha pedido finalmente a separação,
e da Responsabilidade a negação.

Mandou avisar a sua amada,
que respondeu que não mais se importava.

O rancor ainda forte estava,
em sua vida amargurada.

Após inúmeras negativas,
o Tigre a fez convencida.

Ele e a Rosa iriam se encontrar,
para se olhar e conversar.

Estava com o encontro, apreensivo.
Apesar de se sentir novamente vivo.

Ver a Rosa novamente,
era como um belo presente.

Quando chegou ao seu lado,
percebeu que algo tinha mudado.

Apesar de ver com emoção,
que o amor estava ainda em seu coração.

Começou a conversar com ela,
e ver quais eram as seqüelas.

Percebeu que ela estava sofrendo,
com todos estes episódios horrendos.

E pela triste solidão destinada,
por ter uma relação inacabada.

Então tomou uma decisão,
que ia contra o seu coração.

Ela aceitou com tristeza e aflição,
mas viu que não havia outra solução.

Separar era a escolha definida,
para que ambos seguissem suas vidas.

Foto de Lou Poulit

UM INCENTIVO À REFLEXÃO DE TODOS OS PROSADORES TÍMIDOS

Continuando uma conversa, esquecida noutro lugar...

Dei-me conta de um outro conceito integrante do curso, que também tem tudo a ver com essa reflexão sobre os nossos personagens na vida. E avança sobre fazer arte, sobre percorrer um trajeto evolutivo, lucidamente. O que inclui escrever prosa (a arte da palavra fluída) de modo mais artisticamente pretensioso, e não exatamente presunçoso...

Depois de entrar no ateliê, com a coragem e a desenvoltura de quem entrasse no castelo de Drácula, e tentar compreender alguma coisa da parafernália que havia ali, que equivalia a uma avalanche de informações visuais e olfativas nem sempre esperada, pinturas e esculturas por toda a parte, rascunhos espalhados como que por alguma ventania, uma infinidade de miudezas, coisas difíceis de imaginar e fáceis de fazer perguntar "pra que serve isso?"... O aluno iniciante dizia, como se ainda procurasse reencaixar a própria língua: eu não sei desenhar nada, sou uma negação, um zero à esquerda, nem sei direito o que estou fazendo aqui...

Eu tentava ser simpático, e sorria sem caninos, para provar que não era o Drácula. Depois pedia ao rapaz espinhento (convenhamos que o fosse neste momento) que desenhasse aquilo que melhor soubesse desenhar, entregando-lhe uma prancha em formato A2 e um lápis. A velha senhora (agora convenhamos assim) procurava uma mesa como se houvesse esquecido a sua bússula, e a muito custo conseguia fazer a maior flor que já fizera, de uns 15 cm numa prancha daquele tamanhão, e muito distante do centro da prancha. Claro, eu não conseguia evitar de interromper, se deixasse ela passaria a tarde toda ali improdutivamente. Aquele desenho já era o bastante para que eu pudesse explicar o que pretendia.

O executivo que arrancara o paletó e a gravata para a primeira aula, depois do expediente, com a gana de quem subiria num ringue para enfrentar um Mike Tison no maior barato e cheio de sangue no álcool, olhava pra mim, a interrompê-lo, como quem implorasse deixá-lo continuar! Queria mostrar talvez que eu deveria investir nele, que estava disposto a tudo, e que ele estava ali para que eu fizesse com ele o que bem quisesse. E eu finalmente explicava: não é necessário, já vi que você pode fazer. Me diga, quantas vezes você estima que já tenha desenhado esse mesmo Homem-Aranha que acabou de rascunhar?... Ah, não contei, mestre... Claro que não, mas talvez possa fazer uma estimativa, em ordem de grandeza. Uma vez? Uma dezena? Uma centena? Mil vezes?...

O velhote, com jeitão de militar reformado, pôs a mão no queixo. Mas em vez de estar fazendo alguma conta para responder, na verdade tentava avaliar (com a astúcia que custa tantos cabelos brancos) que imagem a sua resposta produziria, na cabeça do jovem mestre. Afastou as pernas uma da outra e naquele momento eu pensei que ele pretendia bater continência para mim, mas não, aquilo era um código comportamental. Sempre fui antimilitarista, mas procurei entender o seu personagem íntimo. Afinal, ele resolveu arriscar: Mais para mil vezes... Alguém poderia acreditar nisso – perguntei a mim mesmo? Se o velhote houvesse desenhado Marilyn Monroe, vá lá que fosse. Ou a bandeira do Brasil, um obuz, uma bomba atômica, ao menos um pequeno porém honroso canivete suíço!... Mas não. Um militar que estimava ter desenhado quase mil vezes o Papa-Léguas – antigo personagem de quadrinhos e desenhos de televisão – ou tinha algum grave desvio (talvez culpa do canivete) ou estava construindo naquele momento um personagem específico para a sua insegurança, o que mais convinha deduzir. Antes que ele dissesse “Bip-bip” e tentasse correr pelo ateliê, eu tratei de prosseguir com a minha aula.

Mas qualquer que fosse o aluno, eu pedia então que sentasse nas almofadas que ficavam pelos cantos do espaço, e em seguida me sentava no chão, sem almofada. E perguntava: você já ouviu falar no Maurício de Souza, o “pai” da Mônica?... Sim, das revistas... Isso mesmo. Sabe que ele é capaz de desenhar a Mônica (mas talvez não outro dos vários personagens que assina) de olhos vendados?... O aluno tentava refletir, mas eu não esperava pela resposta. Garanto a você que ele faz isso. Sabe por que?... Acho que não, assim de surpres... Por um motivo muito simples e óbvio: ele já fez tantos desenhos semelhantes, que não precisa mais se preocupar em construir nenhuma imagem do desenhista que ele é. Muito menos com o desenho que vai fazer.

Eu não estou pretendendo estabelecer nenhuma comparação com a sua pessoa, mas somente adiantando para você uma espécie de chave para quase todas as perguntas inerentes a aprendizados. Você pode achar até que é um zero à esquerda, quer diga isso ou não. Não é. Mas a sua memória técnica é. E essa seria a principal razão de você achar que não sabe desenhar, ou não ser capaz de ver-se como artista. Todo mundo nasce com alguma sensibilidade, percepção para o belo, capacidade de fazer associações psíquicas, afetivas, emocionais e tal. Isso tudo é inato, intrínseco à natureza humana. Contudo para transpor o que está dentro de você (imaterial) para fora, de modo que outros, além de você próprio, possam compreender através de alguma sensorialidade, é preciso usar um meio físico, também chamado de veículo. Para fazer essa materialização você terá que lançar mão de uma técnica, e a técnica não é inata (salvo em raros casos).

Essa é razão mais elementar pela qual está me pagando. Mas eu não fabrico desenhistas. Apenas, com base na minha própria experiência e na minha memória técnica, vou traçar um atalho para você chegar ao que definiu como suas preferências, na nossa conversa inicial. Bastará que você faça apenas algumas coisas simples, mas que podem exigir alguma disciplina: que não faça os exercícios como faria um robô, que preste atenção com intuito de memorizar o que vou lhe dizer (como se fôsse um robô!) e que não jogue fora nem mesmo o pior dos seus resultados, pelo menos até que termine o curso. Os seus resultados de exercício, em ordem cronológica ou pelo menos lógica, por mais que pareça entulhar a sua vida, serão como os frames de um filme que só existe na sua memória, e que serve para estruturar a sua memória sensorial. Será a mais eficiente forma de avaliar o processo de aprendizado, e poderá estar sempre disponível para reavaliações.

Sua verdadeira obra, será construir um arcabouço de informações técnicas. Muito naturalmente e sem começar pelo fim ou pelo meio, você irá armazenando o conjunto da sua sensorialidade ao exercitar. Não irá memorizar tão somente o desenho em si, mas a interação entre os materiais, os sons, o cheiro, a impressão tátil de manusear e pressionar, enfim, tudo será memorizado, e a partir de certo ponto, além de saber, você estará compreendendo o que faz. Contudo, não tem que esperar o fim do curso para estabelecer uma relação mais madura consigo próprio, enquanto artista. Poderá começar a amadurecer (e reorientar) desde logo o seu foco preferencial, a sua linguagem e estilo próprios, seus conceitos e o seu próprio personagem de artista...

Isso mesmo, o artista, seja pintor, músico ou escritor, tem um personagem próprio. Para as pessoas que só podem conhecer a sua arte a partir do veículo e não a sua pessoa, será inevitável eleger atributos para agregar referencialmente ao seu nome, ou para humanizar o seu nome, e torná-lo mais compreensível. As pessoas “tocam” o produto artístico como se tocassem a pessoa do artista subconscientemente. Por isso, se você não quiser criar lucidamente o seu personagem e torná-lo compreensível para eles, os admiradores da sua arte o farão instintivamente e você só saberá depois, ou talvez passe pela vida sem saber como é visto, ou pior ainda, imaginando o que não corresponda nem de longe à realidade.

Não importa muito a linguagem artística que se escolhe. O processo evolutivo é muito semelhante. E todo aquele que reluta em mostrar seu trabalho e predispor-se a um julgamento que não se submete ao seu próprio, apenas retarda a sua própria evolução.

Foto de Marsoalex

CAMUFLAGEM

Você foge se esconde,
Dissimula, tenta me confundir,
E desmentir um amor
Que os teus olhos mostram,
Teu desejo deseja,
Teu coração grita.
É um amor tão grande!
Tão bonito! Tão forte!
Que se mostra te entrega,
E não deixa que eu me confunda
Com tanta complexidade,
Tanta contradição...
Ele faz de cada negação
Uma afirmação de sua intensidade,
Sua autenticidade...

É importante para você negá-lo?
Negue-o! Mas eu o vejo e sinto.
Quanto mais foges mais me dás
A certeza desse amor
Porque eu sei que não foges de mim
Foges de ti mesmo e do que sentes
E tentas sufocar.
Só distante de mim
Conseguirás ficar seguro.
Perto, olhando para o amor que te dou,
Sem nada te pedir em troca,
O teu amor não deixará que o sufoques
Porque ele é mais forte do que tu
Assim como o meu amor é mais forte do que eu.
Eles são metades um do outro
E se atraem para se completarem
Se tornarem inteiros, unos...
Ninguém consegue impedir que o amor se liberte
Quando se sabe nutrido, amado.
Ele arrebenta grilhões, desrespeita normas,
Regras, leis, qualquer coisa que o limite.
E nem que seja por apenas um momento
Ele se mostra, se deixa ver,
Através de um olhar, de um sorriso,
De um gesto, um beijo, uma palavra,
Ou apenas no silêncio mudo dos que amam,
Que não precisam de palavras para se expressar,
Se entenderem, se amarem...

Marsoalex

Foto de Marsoalex

ENCONTRO-ME EM TI

ENCONTRO-ME EM TI

Quando me procuro,
Sempre me encontro em ti.
Em tua tristeza, em tua alegria,
Em tua solidão, em tua companhia...

Estou em teu olhar absorto,perdido, distante...
Nas recordações do passado,
No vazio do presente, na incerteza do futuro...
Estou em teu sorriso enigmático,
Na lágrima retida,
Na insônia cheia de presença...

Estou na música que ouves, no livro que lês,
No carinho que expressas,
No que externas, no que escondes...
Estou em teu desejo, em teu medo,
Em tua lucidez, em tua loucura,
Fora dos teus limites,
Além de tua imaginação...

Estou reduzida ao teu ontem,
Esgueirada no teu hoje,
Projetada em teu amanhã...
Estou em tua emoção mais sincera,
Em tua tristeza mais profunda,
Em tuas recordações mais felizes...

Estou em teus sonhos sem fantasias,
Em tuas ilusões inconstantes,
Na saudade que finges não sentir...
Estou em teus devaneios passageiros,
Nas tuas buscas inconscientes,
Na memória de tua pele,
No desejo de tua boca,
Que ainda guarda o sabor
E a avidez dos meus beijos...

Estou perdida em tua descrença,
Esmagada pelo teu desamor,
Distorcida em teus conflitos,
Escondida nas tuas dissimulações...
Estou inteira em teus pedaços,
Cravada em teus espinhos,
Espedaçada em tua complexidade...

Estou concreta em tua verdade,
Diluída nas tuas mentiras,
Real em tua abstração...
Estou em algum lugar de ti
Onde ninguém nunca esteve,
Em caminhos por onde ninguém andou,
Em estradas que ninguém se atreveu a percorrer...

Estou em teu sim, no teu não,
No teu ir, no teu vir, no voltar...
Estou intácta em tua pureza,
Pura em tua inocência,
Iluminada pela visão mágica do amor do menino,
Refletida na maturidade, na racionalidade,
Na lógica do homem...

Estou nas tuas perdas, nos teus ganhos,
Fóra de tua vida, dentro de teu viver,
Desmentida pelas tuas palavras,
Reafirmada pelos sentimentos...
Estou como quem nunca deixou de ser
Ou como quem sempre esteve
Apesar de nunca ter estado...

Estou no teu tudo, no teu nada, no sempre...
Estou apagada de teu programa mental
Mas refeita em holograma
Que vives a deletar e os neurónios
Continuam a refazer a imagem
Arquivada no profundo da mente
Onde o pensamento não alcança
Para a razão desfazer definitivamente...

Quando me procuro em ti
Sempre me encontro,
Mesmo que me negues, que finjas,
Que mintas, o amor faz de cada negação
Uma afirmação, e eu me vejo em ti
Cada vez que me procuro...

O destino me riscou de tua vida
Para me escrever na tua história
E me fez poeta,
Para que eu fizesse dessa história
O mais belo poema de amor
Que alguém já escreveu...

MARSOALEX

Foto de ANACAROLINALOIRAMAR

DESEJO-TE.

****
****
****
****
DESEJO-TE.
Desejo-te muito além da vontade.
Muito além dos meus impulsos.
Muito além de minhas razões.

Desejo-te nos mais secretos dos meus segredos.
Nos mais íntimos dos meus sentimentos.
Nos mais ousados dos meus atrevimentos.

Desejo-te na calada da noite,
Na devassidão do dia.
No calor dos seus braços.
No teu desejo incontrolável.

Desejo-te sem limites.
Sem censura, sem pudor.
Sem negação, sem preconceito.
Desejo-te de qualquer jeito.

*-* A FLOR DE LIS.

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http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=39704

Foto de Cowman

Segredo Oculto

Acordo todos os dias com um pensamento
nao sei o que digo nem o que sinto
e um algo, um sentimento
e o que me poe firme e hirto

Componho uma musica calma
algo que nao te masse
algo que limpa a minha alma
como se nao te amasse

Ando ao sabor do vento
das me um olhar
um unico sustento
das me força para sonhar

Dei te o meu coração
esperei o teu
talvez fosse uma negação
mas quem sofreu fui eu

Tenho a tua imagem na minha mente
se soubesses que te amo
talvez ficasses contente
talvez eu ganhasse animo

Mas nem isso tive
lutei por tudo
e nem uma resposta tive
perdi tudo
qual sera o meu futuro??
sera mais duro
sera uma apuro
ok vou viver
vou te esquecer

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