Frases e Citações

Como se faz um soneto????

Foto de InSaNnA

Bem..eu tenho visto cada soneto maravilhoso..mas também tenho lido,coisas do tipo..Corrija a métrica...Como sou uma curiosa de plantão e apaixonada por soneto..deixo aqui uma pergunta que não quer calar...Quer dizer,duas...rs

Como se faz sonetos?????
Precisamos contar sílabas?

Se alguém puder explicar,agradeço desde já a alma doadora...

Foto de Fernanda Queiroz

Veja ai miga se dá para ajudar, sabe me deu uma idéia, vou fazer sonetos explicando como se faz sonetos, risos.Me aguarde.

Regra 1: Ter 14 versos.
Regra 2: Ser preferencialmente decassílabo.
Regra 3: Os versos devem rimar entre si em diferentes combinações.
Regra 4: Desenvolver um tema ou assunto.
Regra 5: Seguir um estilo.

Quase toda brincadeira é um jogo, e todo jogo tem suas regras. Além dos"games" que todos conhecem, existem possibilidades lúdicas até na arte e(Por que não?) na literatura. Enquanto as crianças brincam com cantigas e trava-línguas, os adultos podem se divertir aprendendo a compor sonetos, por exemplo. O soneto é um tipo de poema bastante regrado, mas por isso mesmo muito praticado, justamente pelo desafio que representa.

Fazer sonetos e mostrá-los aos amigos pode ser um jogo gostoso, no qual o ganhador é cada autor que vence o desafio de concluir seu pensamento dentro do poema.

REGRA 1 TER 14 VERSOS

Assim como a trova ou quadrinha tem quatro versos e o haicai três, o soneto tem catorze. Normalmente os versos estão distribuídos em duas estrofes de quatro versos (chamadas QUARTETOS) e duas de três versos (chamadas TERCETOS), como se fosse uma seqüência de duas trovas e dois haicais, só que no soneto os versos são mais longos e o poema tem uma unidade temática bem amarrada.

Texto explicativo: Enciclopédia Literária
Glauco Mattoso pelo no Site abaixo, onde você poderá encontrar muito mais sobre como contar as sílabas, risos.

Sonetário Brasileiro

Fernanda Queiroz

Grande abraço.
Fernanda Queiroz