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Foto de Jardim

algo se quebrou no universo

algo se quebrou no universo e sombras emergem da carcaça do mundo com a incessante enunciação de um espaço vazio. eterna e triste é a noite, esse território onde me vejo apátrida, refugiado, imigrante, deslocado. sob o signo do improvável minhas fronteiras são traços arbitrários criados por tua partida, limitados pela imprecisão daquilo que me resta por viver. compulsoriamente recebi de ti outro itinerário, outra viagem, outra existência, que perpassam a simetria da ambiência que foi tua. estranhamente tu permaneces, acima do tempo-espaço, tuas antigas mensagens suturadas ao mutismo da minha boca. como se tivesses abolido os calendários e os relógios, como se o que vivemos não possuísse mais existência concreta, ambos metamorfoseados em seres abstratos. na fuga ininterrupta deste pesado cenário em dissolução, a contínua convulsão enquanto percorro distâncias intermináveis sem outro objetivo definido a não ser a sobrevivência. sem mapas ou direção, sem me comover, acompanho surdamente a paisagem. procura e perda, presença e ausência: estranheza ao lembrar a textura de tua pele, os teus argumentos e os meus enganos. resta esquecer teus contornos, esquecer ferida e cicatriz. esquecer os lugares que compartilhamos. esquecer teu instinto, o espaço que ocupavas, teu toque. esquecer cada vértice de sentido em nossas histórias e me atirar à desordem das procuras e dos encontros possíveis.

Poema do livro Crônicas do Amor Impossível
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Foto de WILLIAM VICENTE BORGES

SARÇA ARDENTE

SARÇA ARDENTE
Por: William Vicente Borges
CANTO I

1
Há um fogo que arde na sarça.
Ela está na minha frente.
Eu tremo. A terra treme!
A sarça arde, mas não se queima.
Continua viva, continua verde,
continua sendo sarça.

2
Há um fogo que arde na sarça.
E meu coração é pequeno demais
para entender este fogo que não queima.
Esta sarça que arde e não se consome.
Esqueço quem sou quem eu fui,
esqueço de tudo, até de meu nome.

3
Há um fogo que arde na sarça.
O deserto está muito quente.
Mas o fogo, este é diferente.
Fogo sem combustível, mas ardente.
Não sei o que faço, se corro, ou fico,
mas não dá pra ficar indiferente.

4
Há um fogo que arde na sarça.
Nunca vi nada assim antes,
como isto pode acontecer?
Será miragem de sol escaldante?
Será que fiquei louco neste instante?

5
Há um fogo que arde na sarça.
Não consigo ver nada ao redor.
Só eu e esta sarça que arde.
O chão não pára de tremer.
Ou são minhas pernas que tremem.
Será aqui que vou morrer?

6
Há um fogo que arde na sarça.
Ouço o crepitar do verde que não queima.
Ouço o crepitar de meu coração batendo forte.
Meu peito também está ardendo.
Sabe que está diante de algo não natural.
Será isto do bem, ou do mal?

7
Há um fogo que arde na sarça.
Devo me aproximar, ou não?
Há algum perigo que a espera?
Não sinto o perigo, mas temo.
Sairei daqui, machucado? Ferido?

8
Há um fogo que arde na sarça.
Quem me trouxe aqui pra ver?
O acaso? O destino? Não sei.
Não acasos ou destinos, creio.
Há propósitos e caminhos,
há na minha mente muito receio.

9
Há um fogo que arde na sarça.
Minha vida, sempre sem pressa, espera.
Preciso aqui aguardar.
O que vem depois da espera?
Deveria ser outro neste lugar.
Não eu diante de estranho queimar.

10
Há um fogo que arde na sarça.
Não irei mais me preocupar.
Uma paz estranha invade minha alma.
Posso neste fogo confiar.
Quero ficar aqui afinal.
Não preciso realmente recuar.

CANTO II

11
Há um fogo que arde na sarça.
O tempo parece que parou.
Começo a pensar em muitas coisas.
Lembranças antigas de outro tempo.
Não sei por que penso nela aqui,
parece que encontrei o infinito.

12
Há um fogo que arde na sarça.
Lembro-me menino ouvindo histórias.
As histórias de um único Deus vivo.
Ouvi de um menino lançado num rio.
Que não foi almoço de crocodilos.
E se tornou um príncipe no Egito.

13
Há um fogo que arde na sarça.
O meu povo escravo naquele país.
Tantos anos longe da terra de seus pais.
Da terra dos antigos adoradores.
Terra que mana leite e mel.
Vivendo, hoje, todo tipo de horrores.

14
Há um fogo que arde na sarça.
As lembranças não param de vir.
De minha mãe ouvi tantas histórias sem fim.
Dos sonhos do jovem José, que sofreu,
que usava capa colorida,
e que em terra estranha venceu na vida.

15
Há um fogo que arde na sarça.
Que faz arder meu peito.
Tenho um povo, tenho uma missão?
Mas não volto mais de onde saí.
Estou velho, tenho medo, não sei falar.
Nada posso fazer nesta situação.

16
Há um fogo que arde na sarça.
Melhor eu parar de pensar.
Esta loucura tomou conta de mim.
Meus olhos doem, estou tonto aqui.
Não quero mais recordar tanto.
Não quero lembrar que fugi.

17
Há um fogo que arde na sarça.
Isso não faz o menor sentido.
Ou será que todo sentido faz?
Não parece haver caminho de volta,
Perdi o sentido de direção
Por quer arde tanto este coração?

18
Há um fogo que arde na sarça.
Quer confrontar minha identidade.
O que espera de mim?
Não respeita minha liberdade?
Como pode me afetar tanto
logo eu nesta minha idade.

19
Há um fogo que arde na sarça.
As lembranças, teimosas, vem e vão.
Objetivação ou subjetivação?
Sim, eu feri, eu matei, em vão.
Meus pecados queimam meu interior.
Não vou reviver mais esta dor.

20
Há um fogo que arde na sarça.
Não vou lutar com estas recordações.
Queria eu, não ter mais memória
Aqui fiz nova vida, estou muito feliz.
Tenho esposa, família, filhos.
Estou como sempre esperei e quis.

CANTO III

21
Há um fogo que arde na sarça.
Volto-me finalmente para o hoje.
Detenho-me diante deste instante.
Como a vida se me apresenta dura.
Mas nada muda o que observo
A sarça cujo fogo perdura.

22
Há um fogo que arde na sarça.
Numa desconhecida relação universal.
Neste dia de um tempo qualquer.
Quem sabe na história ficará.
Ou apenas na lembrança de um homem velho.
Definitivamente não sei o que será.

23
Há um fogo que arde na sarça.
Parece elaborar uma nova ordem.
Acabará com o caos da minha vida.
Sabe bem aonde quer chegar.
Irá iniciar uma jornada definida.
E nada vai lhe embaraçar.

24
Há um fogo que arde na sarça.
Não há como isto contestar.
Há saída para o sofrimento.
O mal não irá triunfar.
Há dia para o fim do tormento.
Heróis com ou sem medo irão lutar.

25
Há um fogo que arde na sarça.
Há belos hinos angelicais.
Há milagres sendo gerados.
Há ventos que sopram do norte.
Há uma obra metrificada.
Há cheiro de vida e de sorte.

26
Há um fogo que arde na sarça.
Há segredos que nele se escondem.
Há verdades que serão reveladas.
Estou perdendo a respiração.
O fogo não vai se apagar?
Não sinto mais nenhuma aflição.

27
Há um fogo que arde na sarça.
Algo que jamais irei esquecer.
Momentos que jamais passarão.
Parece sonho, mas é vulcão em erupção.
A sarça arde com grande poder.
Aumenta minha palpitação.

28
Há um fogo que arde na sarça.
Que beleza sem igual esta visão.
Que mais eu poderia ver depois disto?
O que me chamaria mais a atenção?
Nunca mais esquecerei tal dádiva.
Será minha maior recordação.

29
Há um fogo que arde na sarça.
E que grande ponto de interrogação.
Quantas perguntas me estrangulam.
Quão grande minha imperfeição.
De onde me virão respostas?
Quem me dará a solução?

30
Há um fogo que arde na sarça.
E ninguém segura minha mão.
Que profunda é esta situação.
Como roda minha mente.
Estou ficando sem forças.
Tenho que ficar alerta novamente.

CANTO IV

31
Há um fogo que arde na sarça.
O tempo vai passando sem passar.
Minhas pernas continuam bambas.
Há um silêncio difícil de explicar.
As respostas ainda não vêem.
E eu não paro de suar.

32
Há um fogo que arde na sarça.
Estou com os nervos à flor da pele.
Este lugar parece não existir.
Quero gritar, mas não consigo.
Como suportar este mistério?
Preciso que alguém fale comigo.

33
Há um fogo que arde na sarça.
Uma voz retumba no ar.
É perturbadora, forte, tensa.
Fico paralisado de pronto.
Meu coração reconhece o estrondo.
Minha emoção se torna imensa.
34
Há um fogo que arde na sarça.
Uma voz sem igual sai dela.
Uma voz que não confunde.
Não posso estar delirando.
Não é o calor do deserto
É a voz que estava esperando.

35
Há um fogo que arde na sarça.
Tudo está tremendo mais.
Eu tremo absurdamente.
Não haverá misericórdia?
Quantas coisas na minha mente.
O coração e a razão entram em discórdia.

36
Há um fogo que arde na sarça.
Não sou tão corajoso.
Algo então me acalma.
A voz entra no meu interior.
Sinto que ela me abraça.
Ela é expressão maior de amor.

37
Há um fogo que arde na sarça.
Voz que é igual a de muitas águas.
Que faz até o céu enrolar.
Simplesmente Toda Poderosa.
Voz que tudo transforma.
E ao mesmo tempo formosa.

38
Há um fogo que arde na sarça.
Uma voz que está a me chamar.
Quem fala me conhece bem.
Sabe tudo o que sinto.
Sabe o que penso se,
digo verdades ou minto.

39
Há um fogo que arde na sarça.
Ela não se consome nunca.
Dela vem a voz não natural.
Nada pertence a este mundo.
É tudo para mim estranho,
Tudo é muito profundo.

40
Há um fogo que arde na sarça.
Sei agora que alguém comigo.
Nesta voz que tudo estremece.
Mas sinto nela um amigo.
Estou mais descansado,
Aqui se tornou meu maior abrigo.

CANTO V

41
Há um fogo que arde na sarça.
Há um comando que dela vem.
Ouço em alto e bom som:
E eu obedeço de pronto
__ Tira as sandálias dos pés.
Este lugar é santo!

42
Há um fogo que arde na sarça.
Há foco também na voz.
Há fogo em cada ordem.
Não há como não obedecer.
É a verdade personificada.
Sou parte do seu querer.

43
Há um fogo que arde na sarça.
Tirei as sandálias empoeiradas
Meus pés sentem o chão santo.
Nada é como dantes era.
O passado, o presente, o futuro.
Não existem mais nesta esfera.

44
Há um fogo que arde na sarça.
Uma voz que se deixa ouvir.
Um solo de santificação.
Pés descalços então.
Um poder que sente no ar.
E quase pára meu coração.

45
Há um fogo que arde na sarça.
Ouço atentamente quem fala.
A voz que os antigos ouviram.
O sonho que se tornou real.
O poder que os antigos sentiram.
Neste tom e sobrenatural.
46
Há um fogo que arde na sarça.
Ele esteve comigo no rio.
Guiou meus débeis passos.
O que quer ainda comigo?
Logo aqui no meu sossego.
O que quer meu amigo?

47
Há um fogo que arde na sarça.
Esse fogo existe e não come.
Muita coisa para este finito ser.
Diminuto verme neste mundo.
Tão pobre quanto inútil.
Um simples pastor imundo.

48
Há um fogo que arde na sarça.
A voz continua a falar.
E eu a ouço forte e potente.
O chão treme, estou tremendo.
Um misto de emoções me surpreende.
Mas eu escuto e compreendo.

49
Há um fogo que arde na sarça.
Eu vejo, escuto e sinto.
A cada dito sou atingido.
Não posso sair daqui.
Estou preso fora do tempo.
Não há nem como fugir.

50
Há um fogo que arde na sarça.
Tudo isso é tão possível.
Àquele que fala; àquele que vive.
Nunca de mim se esqueceu.
Em todo tempo me preparou.
Mas porque logo eu/

CANTO VI

51
Há um fogo que arde na sarça.
Ele ouviu o clamor dos aflitos.
E eu aqui livre e contente.
Sem ouvir de todos os gritos.
E daí, se um dia fui valente.
Hoje sou sombra de velho mito.

52
Há um fogo que arde na sarça.
Eu digo que não quero ir.
Vendo o fogo, ouvindo a voz.
Mesmo assim me mostro covarde.
Mas ele transforma a mão e o cajado.
Fortes argumentos de sua parte.

53
Há um fogo que arde na sarça.
Eu não imaginaria jamais isso.
Ter agora este “chama-mento”.
Sair da paz deste meu momento.
Para buscar um povo que chora,
Por que ele viu o seu tormento.

54
Há um fogo que arde na sarça.
Não há como a ele dizer não.
Convence-me de forma plena!
Subjugou minha teimosia atroz.
E quando me indagarem quem és?
Dirás que “Eu Sou” enviou a vós.

55
Há um fogo que arde na sarça.
Uma jornada de volta vou enfrentar.
Um grande inimigo me espera.
Mas este amigo me acompanhará.
Não sei o que verei daqui em diante.
Mas o poder me acompanhará.

56
Há um fogo que arde na sarça.
E tudo se transforma novamente.
Com Ele é assim, não há discussão.
Nada do que pensamos, quase? Vale.
Planos? São todos em vão.
Mas é melhor repousar em sua mão.

57
Há um fogo que arde na sarça.
Jamais irei saber por que eu?
Diante de tantos outros mais fortes.
Logo a mim, fugitivo de outrora.
Um homem sem nome ou atrativos.
Completamente destituído de glória.

58
Há um fogo que arde na sarça.
Este fogo agora arde em meu coração.
Sigo em frente, cajado na mão.
A voz ressoando em meus ouvidos.
Caminho agora para minha missão.
Ouço como ele dos irmãos os gemidos.

59
Há um fogo que arde na sarça.
Fogo para consumir a escravidão.
Que faz tremer o pior opressor.
Ai dos que oprimem o povo do grande “Eu Sou”.
Ai daqueles que tocam em seus ungidos.
Pois é o povo que ele sempre amou.

60
Há um fogo que arde na sarça.
Olhando-os livres, e dançando após o mar.
Vendo os milagres que Ele realizou.
Vendo as mulheres sem correntes nos pés.
Ainda me ressoa a voz onipotente:
__ Agora vai! Moisés!

.................................

Foto de Carmen Lúcia

Permita-me, Felicidade!

Permita-me, Felicidade,
ser tua eterna companheira,
passageira constante de tua viagem,
ficar ao teu lado a vida inteira,
conduzir-me por teus passos
que traçam rotas floridas,
permeando sorrisos e abraços,
sufocando as dores mais doridas...

Permita-me, Felicidade,
eternizar em mim os teus momentos,
alicerçar-me de teus argumentos
que derrubam muros e fronteiras,
constroem pontes e amizades verdadeiras
consentindo à vida prosseguir em paz
levando na bagagem valores essenciais.

Permita-me, Felicidade,
ser feliz buscando sempre a verdade,
tua presença, suavizando recomeços,
evitando descompassos, soprando o meu cansaço
e em teus braços me esquecer de tua ausência...
sem perceber que estiveste sempre em meu encalço.

_Carmen Lúcia_

Foto de Anderson Maciel

UMA VIDA ENCANTADA

Quando eu percebo o tempo passando
vejo o quanto discutimos diariamente
você sempre firmte nos argumentos
entre as linhas da minha vida

Atacando-me com palavras sensatas
criando um elo de raiva e amor
entrelaçado neste divino sentimento
aonde as pessoas duvidariam

Que tudo além de tristeza
se faz alegria dobrada
criatividade imensa
de uma vida encantada. Anderson Poeta

Foto de Rute Mesquita

Sem palavras, Pensar, Verdade e Abstracção

Sem palavras

O que são as palavras se não um concreto proveniente de um abstracto? Ou um concreto muitas vezes tentando traduzir/reproduzir o abstracto. Falo destas palavras que antes de expressarem o nosso pensamento, constituem-no. Haverá palavras que traduzam o nosso pensar? Creio que sim, uma vez que no pensar as articulamos e no expressar usamo-las como argumentos. O pensar, o que é isto do pensar? É apenas articular estas ditas palavras e expressá-las? Estou ciente que não. Coloco agora uma lupa no meu pensar tentando que outro pensar, de um outro alguém por momentos, sejam o meu, seguindo a minha linha de pensamento.

Pensar

Primeiramente, o pensamento é sem dúvida uma linguagem, digamos universal, pois é algo que o Homem tem em comum. Somos seres racionais logo, pensamos. É verdade também, que como disse anteriormente, é através da argumentação que expressamos o pensamento/raciocínio. Mas será, será que o nosso pensar acaba? Faz pequenas pausas? Ou que adormece quando os nossos olhos se cerram? Poderei dar a garantia de que isso não acontece. Estamos constantemente a pensar e até quando dormimos pensamos, um pensar abaixo do nível consciente que se manifesta nos nossos sonhos, de uma maneira ou de outra pensamos.
O raciocínio é assim constituído. Em vários compartimentos onde armazenamos conceitos que seguidamente articulamos e formulamos juízos, originando o raciocínio.
Contudo, isto é uma sinopse muito superficial, breve e nenhum conceito pode ser dado como totalmente definido, pois está em continua evolução.
O ser humano é condicionado logo, tudo em si também o é, pois somos um só e se assim é, o raciocínio não é excepção, também ele é condicionado. É condicionado pelas nossas crenças, pela sociedade onde nos inserimos, pelas nossas origens (pelos seus costumes, ideologias), pelas interacções com o meio envolvente e inter-pessoais. O nosso pensar, varia subjectivamente. Contudo, várias vezes nos deparamos com pensares similares aos nossos o que nos dá a possibilidade de nos reorganizarmos/unirmos e lutarmos juntos por uma causa maior.
Mas, será que o pensar é sempre correcto? Será que nos conduz sempre à verdade? O que é a verdade?

Verdade

Verdade… para que o nosso pensar alcance a verdade, tem de estar na sua base a formula do argumento/raciocínio e esta formula diz-nos que pensar correctamente é avaliar os factos, interiorizá-los e após o exercício do pensar, concluirmos, nunca deduzindo uma conclusão, pois será precipitado e rapidamente se sentirá a margem de erro na acção proveniente desse pensar incorrecto.
O pensamento errante pode trazer não só consequências no indivíduo que errou no seu raciocínio como também a tudo o que depende de si naquele momento, tudo o que está contido na sua acção posterior.
A verdade é um caminho recto? Ninguém o disse mas, também nunca ninguém o negou nem contradisse. A verdade é a busca do Homem, uma caminhada que faz de espírito crítico, sempre insatisfeito com o saber por si adquirido, vai mais além. Aventura-se pelo desconhecido.

Abstracção

Abstraí alguém, possuidor de outro pensar, de outro olhar sobre a realidade. Fi-lo seguir o meu pensar, fi-lo crer nas minhas palavras sem que fosse minha intenção persuadi-lo. Abstraí e abstraí-me neste meu cogitar, tendo o cuidado de não me enrolar nos seus tecidos. Abstraí um outro ser racional, fi-lo por momentos concentrar-se no seu pensar e nada mais. Questionei-o e sem que se apercebesse respondi com novas questões. Fiz com que por pequenos instantes baralhasse tudo dentro daquele seu raciocínio e que quisesse continuar a ler o meu pensar para que não se perdesse.
Abstraindo-me mais um pouco, ‘Sem palavras’ comecei, enrolei-me no ‘Pensar’ querendo alcançar a ‘Verdade’, acabei na ‘Abstracção’.
Foto de Rute Mesquita

'O sonho comanda a vida'

O sonho é como uma onda, na qual tanto é ventre como é crista. Uma onda que banha toda a costa, não escolhendo tamanhos, etnias, religião, locais nem tão pouco horas. O sonho é aquela onda contagiante, aquela paz ou turbulência por segundos. O sonho é a inquietação, o querer sempre à frente de qualquer poder. O sonho é algo que trazemos connosco, é algo que nasce para nunca mais morrer, é algo que vem para nunca mais partir e embora nos deixemos derrotar pelo desânimo, pela angústia, pela nossa errância, ele permanece connosco e irá sempre alguém trilhar o nosso caminho para lhe dar voz.
O sonho tanto pode estar somente em nós como ser completado com um outro sonho, de um outro alguém. O sonho é como um puzzle em que o número de peças depende da nossa vontade, do tamanho dos nossos passos!! O sonho é algo que nos leva à nossa mais profunda ingenuidade, ematuridade mas, é por nos levar até lá que nos faz tropeçar, levantar e percorrer novos caminho!
O sonho, será sempre um sonho por mais que o tente descrever.
Não devemos dizer que quem sonha são as crianças, ou podemos se aceitarmos que dentro de nós existirá uma. Um sonho é incansável, porque também não o somos para com ele? O sonho é algo que à primeira vista é perfeito mas, porquê que na verdade se releva tão ‘humano’? O sonho está tão alto, é tão difícil de ser alcançado, como conseguimos nos alcança-lo?
Para todas as questões a resposta baseia-se nos seguintes argumentos:
O sonho é algo de ambicioso que criamos, algo grandioso, talvez a primeira coisa que nos ocorre, que nos esquecemos que há uma ponte que liga o que gostaríamos de fazer e o que tem de ser feito e nessa ponte, temos que levar sim, todas as experiencias no bolso mas, nenhum outro sentimento se não a coragem! E assim partimos para a nossa busca, a qual exige um tempo indeterminado, a qual nem está ao mesmo ritmo… a qual depende somente de nós mesmos! Já perto do fim da ponte e quase a pisar a Terra dos sonhos realizados, deparamo-nos com uma questão:
-‘Então, mas afinal o sonho está e sempre esteve dentro de mim?’ E desiludimo-nos, mas porquê? Porque nos envergonha tal coisa? Talvez por não nos reconhecermos como humanos, como um ser imperfeito e por isso não aceitarmos uma coisa tão óbvia.
O sonho é como uma pomba que tem de ser solta!
Posso dizer que, neste momento é o sonho que maneja esta caneta.

Foto de Paulo Master

Maravilhosa!

Assim é tu mulher!
Maravilhosa, exuberante e perfeita obra prima da natureza. Com suas linhas delicadas e provocantes, me faz provar do doce pecado por ser teu amante. Vivo livre e aprisionado em teus segredos, indecifrável mulher.
Deus quando te criou estava muito inspirado e apaixonado, deveras ter tomado um belo susto ao ver o final de sua obra, como um artista que se maravilha com sua bela criação ao vê-la no final. Talvez o próprio Deus até hoje não devesse saber de onde veio tanta inspiração.
O mundo de um homem muda ao tocar pela primeira vez os lábios de uma mulher. Tocar seu corpo, sentir seu gosto. Seus seios, sua pele, seus cabelos, seu sorriso e por fim, sua voz. Não existe nada igual, nada se iguala a emoção de sentir o prazer de possuir uma mulher.
Quanto mais te conheço mais te desejo, mais te almejo. Respeito com sabor de possessão, de tomar-te em meus braços. Sinto-me lisonjeado por ser um homem e poder desfrutar dessa maravilha que és tu mulher.
Tocar teus cabelos e deslumbrar-me com sua beleza, seu carisma de mulher, sentir o teu cheiro... Oh, queriam as flores ter seu perfume! Como um jardim de beleza sem igual, perfuma minha vida com o sabor do amor e o delicioso aroma do prazer carnal.
Não existe nada que se iguale a ti, nem as madrugadas serenas ou as tardes de verão, tua beleza tem um sabor único, posso apenas comparar-te às manhãs de primavera, pois em ti mulher a primavera se inspirou, com suas cores e sabores de odor provocante, nas primaveras o amor está presente. As flores mais influentes és tu mulher, ainda muito mais atraente.
Um toque, um gesto, basta apenas um olhar teu para que eu desista de tudo e corra para teus braços, assim és tu, poderosa e dengosa, conheces teu poder de sedução e usas com sabedoria, eleva-nos às alturas, sem ao menos tirar os pés do chão, terna e carinhosa, meiga e bondosa.
Saber agradar uma mulher é uma arte, como arte é fazê-la delirar de prazer, deixá-la feliz, dar-lhe o privilégio de ter o mais divino gozo, permitir que lhe peça de novo e de novo, fazê-la embriagar-se de prazer, apaixonar-se, o maravilhoso é ter uma mulher apaixonada e convicta do amor em nossa vida, viver um grande amor com uma mulher.
O corpo da mulher é poesia, fazer amor com uma mulher é o mais lindo recitar. Seus sussurros de amor são como uma linda canção que ao fundo se faz divino acompanhamento em uma calorosa melodia que sai de dentro, do fundo do seu coração.
Não existem argumentos quanto a ti, faço-me escravo e senhor do seu amor, jogo toda minha vida em jogo apenas por ti mulher e ainda faria por mais mil vezes, pois reconheço teu valor, diria eu que tu és o mais belo e lindo motivo para o meu viver, a joia rara, a deusa do entorpecer, delicada e poderosa, encantadora e maravilhosa.

Foto de Luiz Islo Nantes Teixeira

OUVIDOS DE MERCADOR

OUVIDOS DE MERCADOR
(Luiz Islo Nantes Teixeira)

Ninguem jamais deve lhe dizer quem voce deve amar
Ou com que voce vai dividir o resto de sua vida
Nao importa os argumentos que venham lhe mostrar
Voce deve tomar sua decisao preferida
De acordo com o que seu coracao sentir e aprovar
Como o caminho de ser feliz na sua vida

Temos o direito de questionar
Temos o direito de argumentar
E haverao os que nao concordarao nem um pouco
Mas quando voce tiver problemas
Ninguem vira abrir as suas algemas
Ou tirar a corda de seu pescoco

Algums lhe chamarao nomes feios
Nem sempre bons de se ouvir
Alguns lhe falarao dos receios
Do que possa ser o seu fim
Mas o que os seus parentes ou amigos alheios
Tem que ver com o que voce estar a sentir

Que cada um guarde sua opiniao
Que cada um resfreie seu nariz
No assunto do coracao
No assunto de ser feliz
So vale a sua decisao
E o que o seu coracao diz

Portanto ame quem voce desejar
Nao importa com o que cada um pensa
Pois se este e o preco que voce tem que pagar
Se esta e a sua recompensa
Deixem falar
Absorva cada ofensa
Faca ouvidos de mercador
E faca do seu amor
A sua duradoura crenca
© 2011 Islo Nantes Music

Foto de Rute Mesquita

A batalha: a Voz e eu

Onde estou?
O que aconteceu?
Pergunto-me.

‘Não sei para onde vou,
mas, o meu Mundo estremeceu’
A voz respondeu-me.

Não sei quem és,
porque me baralhas e escoas na minha cabeça?
Fazes-me alucinar,
Dizes-me que fui traída pelos meus própios pés,
enquanto corria como uma criança,
Disseste-me que o meu Mundo acaba de abalar.

‘Disse e digo mais. Estás perdida…
A tua luz esvaneceu por entre as águas.
Se de algo estás arrependida,
Restaram-te apenas mágoas.
O teu Mundo hoje tremeu,
e tu caíste…
Salvei o teu Romeu,
como me pediste’

Salvaste-o?
Onde está ele? Porque não está a meu lado?
Magoaste-o?
Já não sinto o seu odor requintado…
Eu não estou perdida…
Estou confusa e tu sabes disso e apoderas-te da minha alma!
Estou arrependida,
pela sua ida,
mas, vou com calma...
Vou primeiro confrontar-te
para me erguer firme.
A mim, vais juntar-te
não vais? Afirme!
Desnorteaste-me,
tentas que eu caia nas tuas malhas,
pareço-te vulnerável?
Pois tu despertaste-me
encontraste a agulha errada por entre as palhas,
não te parece impecável?

‘Não… tu és indefesa,
estás acabada, de rastos,
tentas sempre ser forte,
guardas tudo dentro de ti.
És tu a minha presa,
nesta minha teia inacabada.
Vamos acabar com os pastos,
entrega-te a mim, à tua sorte.
Sorte ou morte?
Apenas uma letra de diferença,
parece-me que vais precisar de muita crença.
Estou farta de viver presa a um corpo que se rebaixa.
Por isso peço: Parta, esta caixa!
Quebra o que nos une,
Corrompe e sairás impune’

Não me vou render,
vou lutar, até te vencer!
Por mais fracassos que tenha tido
sei que tenho pessoas que me querem bem,
a quem faço falta,
O panorama pode não ter taxa alta,
mas, é perfeito e equilibrado também.
Tenho sofrido,
mas, não quero fazer sofrer.
Por isso, para teu castigo,
a ti não me vou submeter.
És apenas uma voz,
uma voz de revolta,
numa foz,
que brava se solta,
mas, acredita em mim,
está tudo bem.
Une-te a mim,
e seremos como um Jasmim.
E assim podes ver,
como não sou fraca,
vou-me eleger,
e largar esta faca.
Sei quem sou,
sei quem procuro,
sei bem onde vou,
e não temo caminhar no escuro,
pois quando vir uma luz,
irei apanhá-la,
é o meu Romeu, numa forma que me seduz
e jamais irei largá-la!
--
Fez-se silêncio por momentos,
até que a voz interrompe:
--
‘Agora, sem mais argumentos,
corrompe,
este manto escuro.
Enganei-me,
tens uma força quase que infinita,
não sei como, mas salvei-me,
de arder no meu arrependimento.
De provar a minha própria ira.
Não sei se nisto és perita,
mas, neste momento,
esta conversa me inspira.
Não te vou abandonar,
vou continuar-te a dar vida
e a ouvir-te.
Obrigado, meu corpo ideal,
julguei-te mal parado,
mas, és bem real’

--

Porque a vida é feita de pequenas guerras e todas elas começam por ser travadas 1º em nós. É o sabermos lidar connosco mesmo que nos permite compreender o Mundo. A compreensão de tudo o que nos rodeia parte da nossa aceitação.

Foto de Allan Dayvidson

A CHANCE

"Eis o poema de um medroso... Começar (seja o que for) é sempre motivo de medos e expectativas. Mais ainda quando há um histórico de fracassos retumbantes. No entanto, este poema fala não só sobre medo, mas também sobre aceitação (sobretudo auto-aceitação), sobre uma relação mais plena e direta entre mim e qualquer outra pessoa, sem ideais como intermediários. Apenas eu fazendo o melhor que posso..."

CHANCE
Por Allan Dayvidson

Ele faz besteira o tempo todo;
vive perdido de tantos modos;
chama de lar um apertado cômodo;
costuma esquecer-se dos bons modos.

Perde o ônibus, perde chaves,
perde tempo com pequenos entraves;
está sempre atrasado.

Perde tantas coisas que está se acostumando
e quase acreditando
que nasceu para ser deixado.

Então, por favor, não desista antes
de descobrir que ele pode ser fascinante.
Não perca a chance de simplesmente amá-lo pelo que é.

Desmedido;
deslocado;
inseguro; impuro; inadequado.
Indeciso;
impreciso;
desajeitado; motivo de risos.

Tão complicado, demasiadamente preocupado
com cada fragmento;
tão longe de apenas viver o momento.

Exaustivo, mas assustadoramente criativo
enquanto vasculha por motivos
para temer seus legítimos sentimentos.

Mas, por favor, não desista antes
de perceber que ele é realmente brilhante.
Não perca a chance de simplesmente amá-lo...

Nada que for dito fará com que você tente.
Não há algo ali que possa servir de enfeite.
É só ele fazendo o melhor que pode,
nada de argumentos ou últimas considerações.

Revire todas as coisas procurando uma razão
e não achará algo, realmente, convincente...
Sempre tentando, tentando e tentando...
Mas não consegue...
Por que ele não consegue?
Por que nunca consegue?

(Por que não consigo?...)

Mas, por favor, não desista antes
que ele consiga provar que pode ser um diamante
Por favor, não desista!
Por favor...
não perca a chance de me amar pelo que sou.

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