Profeta

Foto de vânia frança flores

Hagar no Deserto

Hagar no Deserto
Gênesis 21: 8 a 21.

Meus amados, vejamos que Deus maravilhoso. Podemos ver que versículo 19 Deus abriu os olhos de Hagar e viu um poço de água. Acontece que não havia um poço de água alí. Mas o nosso Deus faz brotar a fonte no Deserto . Se você está num deserto e não vê futuro nem esperança. Deus quando ouvir a tua oração, as tuas lágrimas ele já deixou preparada a benção para tua vida, abra os teus olhos que você irá ver. Deus esta mandando você olhar com olhos espirituais e verás a benção que Deus preparou para tua vida. Deus está mandando você olhar.

Hagar abriu os olhos e viu a fonte. Encheu de água o odre e deu de beber ao rapaz que estava delirando.

O profeta Isaias no cap. 12:3 está escrito assim: Vós com alegria tirareis águas da fonte da salvação. Sabe o que significa isto? Hagar estava alí jogando água no menino,dando água para ele beber e se alegrando e gorificando a Deus e dizendo: Ismael Deus ouviu você mais uma vez, Deus ouviu a tua oração, Deus enviou um anjo.

Apareceu uma fonte aqui no meio do Deserto eu estou jogando esta água no teu rosto te dando para você beber porque esta água de salvação foi enviada pelo Deus de Abraão, foi enviada pelo teu pai, o Deus do teu pai. Ismael recobrou a vida, foi salvo naquela hora, e veja que Deus não agiu mal com Ismael nem com Hagar, ainda que eles dois tudo parecia um abandono, mas Deus continuava no controle. Amém? Ainda que em muitos momentos da tua vida pareceu que Deus te abandonou, eu te digo Deus continua no controle, está no controle e por isso esta lhe permitindo ler esta ministração e abrir a fonte de salvação diante de você e lhe dar água viva para beber, para te salvar, para te recuperar deste estado de fraqueza em que você se encontra.

Olha que coisa tremenda. Deus estava com o rapaz, que cresceu habitou no deserto, e se tornou flecheiro. Habitou no deserto de Parã: e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito. Deus tinha prometido que iria fazer deste menino aqui, um rei e que a sua descendência seria numerosa.

Amados quero lhes mostrar no capítulo 16 e ver se Deus agiu bem ou não com Hagar e Ismael. Voltando agora a 16 anos também, na vida de Hagar e Ismael quando Hagar ainda estava grávida de Ismael, aquela primeira vez que hagar fugiu, (hagar quer dizer fuga) podemos ver que a vida de Hagar era uma vida marcada mesmo.

A mulher tinha no nome um princípio de vida. Ela vivia fugindo, o destino dela era fugir. Até de Deus ela fugiu, mas mesmo fugindo no deserto Deus a achou. E aqui no capítulo 16 quando o Anjo do Senhor lhe apareceu pela primeira vez no verso 9 está escrito: Então disse o Anjo do Senhor: Volta para a tua senhora, e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada. Hagar tenho um plano na tua vida, não fuja de mim não. Disse-lhe ainda o anjo do Senhor. Concebeste, e darás a luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos será contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos. Ismael vai ser o pao dos Àrabes.Quando diz aqui ele serás como um junto, quer dizer homem bravo. (Voces já viram os árabes conversando?). O árabe quando esta sendo gentil ou mesmo quando ele esta dizendo EU TE AMO, parece que ele esta xingando ou brigando. (é uma atrapalhada de falar alto). Porque árabe fala bravo. E ele será bravo, Deus falou para Hagar. O menino que va nascer será bravo. Não que ele seria bravo, mas o jeito de falar que parecia ser bravo. E Deus prometeu que sua descendência seria numerosa. Deus disse para Hagar: Ergue-te levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Deus vai cumprir isto ou não? Vamos ver? Tem que cumprir, pois ele disse que sempre cumpriria as suas promessas em nossas vidas. Vamos ver quem são os descendêntes de Ismael: São estas as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Hagar egípicia, serva de Sara lhe deu à luz.

Estes os filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo o seu nascimento: o primogênito de Ismael foi Nebaiote, depois Quedar, Adbeel, Mibsão, Misma, Duma, Massa, Gadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá> Doze principes de seus povos.

Os anos de vida de Ismael foram cento e trinta e sete;e morreu, e foi reunido ao seu povo.

Amados creia que os planos de Deus jamais serão frutados em suas vidas, se Ele prometeu irá cumprir. Não adianta vir pessoas enviadas por satanás para tentar te tirar da presença de Deus ou alguem rogar qualquer praga para a tua vida, porque voce é lavado e remido no sangue do Cordeiro, raça eleita, escolhido e de ti sairá uma grande nação. Deus não vai te desamparar, mesmo que você esteja triste com sua família, um filho(a). Deus vai ter grandes alegrias coma tua parentela, com a tua casa, você vai ver a obra de Deus na tua família. Ainda que você pense que Deus te abandonou, eu te digo, Deus vai cumprir todas as promessas na tua vida, tudo que Deus tem prometido em fazer ele vai fazer.

Agora Deus quer que você se erga, levante desta prostração. Beba da água da vida. Voce estava num deserto, agora você esta num ponto em que Deus esta enviando um Anjo para te dizer. Venha meu filho, venha beber da água. Eu sou o teu pastor.Quero matar a tua sêde e dar vida e vida de verdade, quero te colocar em um lugar seguro, quero te abençoar. Para que seja preciso, precisa que você dê um passo de fé, se você não erguer, e tomar uma posição agora. Deixa a vida errada, ou quem sabe você já conhece as minhas palavras, mas se desviou. Retorne faça a renovação da tua aliança comigo, pois eu sou o teu Deus.

Medite: Uma conciência tranquila, é um travesseiro macio.

Foto de Edson Cumbane

DEUS VIVE E SABE VIVER! E O HOMEM?

Ora, já sabemos que somos a imagem e semelhança de Deus e que Deus é o nosso criador. Sendo assim, podemos afirmar com certeza que se somos a imagem e semelhança de Deus devemos nos comportar como Deus se comporta, pois, ele veio ao mundo e nos deu exemplo de como viver sem pecado e em retidão e se sacrificou por nós na cruz. Nota-se portanto que Deus nos manda fazer aquilo que é bom para nós e para nossa natureza. E ele próprio se fez homem e veio fazer aquilo que nós julgamos impossível ou difícil de fazer: viver em retidão e justiça emando o amor. Ora, nota-se, portanto, que Deus é um Deus legal, que age segundo princípios que ele própio estabeleceu porque viu que eram bons. Deus é um Deus jurisprudente e age segundo códigos de conduta e leis que ele própio estabeleceu porque viu que eram bons. Deus é um Deus de regulamentos se há regulamentos então há sanções. Tudo isso o homem criou: leis, códigos de conduta, juízes e advogados para haver ordem na sociedade humana, pois, o homem foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus e tudo de bom que o homem pensa e faz, provém de Deus. Nós fomos feitos segundo a imagem e semelhança do nosso Criador, portanto, é a ele que devemos imitar, porque tudo que ele faz é bom porque ele é prudente e age legalmente. As leis que Deus instituiu são para ser seguidas por todos inclusive por ele própio. Pois, Deus disse: “eu sou um Deus fiel e verdadeiro” e disse: “Os céus e a terra passarão mas as minhas palavas não passarão”, portanto, nota-se aqui a presença de um código de conduta seguida pelo própio Deus e nós como sua imagem e semelhança devemos fazer o mesmo.
Deus é um Ser de natureza sólida e divina. Ele não é volátil e inconstante, portanto, ele não pode tolerar nada que é contra sua própria natureza. Ele é puro e o pecado é contra a sua natureza, então, como pode alguém chegar-se a Deus estando impuro? Deus não pode tolerar! Pois, a impureza é contra a natureza de Deus, portanto, pode-se se dizer como que metaforicamente que o pecado é o fruto proibido o qual Deus não pode tocar. No livro de provérbios está escrito:” Não sejas demasiadamente justo e nem demasiadamente tolo porquê te destruirias a ti mesmo?”
Quando Deus criou o homem havia uma árvore do conhecimento do bem e do mal o qual o homem não devia tocar: era o fruto proibido. Para quê servia? Para dar mais ênfase ao código de conduta, pois, se Deus institituiu o código de conduta é porque viu que era bom! E se algo é bom de verdade, é porque tem vantagens e quão grandes são as tais vantagens!
Quando o homem pecou desobedecendo a Deus no jardim do Éden e obedecendo à Satanás e o seu desejo, que se traduziu no pecado, o homem automaticamente deixou de servir à Deus e passou a servir ao pecado que surgiu do seu desejo vão e imundo. E assim o homem ficou como que ovelha perdida e sem pastor, e sob as maldições do lobo devorador e cruel: o diabo. Mas como Deus é um Deus legal e segue códigos de conduta pré-estabelcidos, ele não podia fazer nada para além de enviar o seu própio Filho e salvar as ovelhas perdidas, pois, a partir do momento que o homem desobedeceu a Deus obedecendo ao diabo, o diabo passou a ser legalmente o “senhor” dos homens, e como o destino do diabo é o lago de fogo é jurisprudente e legal que todos os que o seguem sigam o mesmo destino.
Um dos regulamentos do código de conduta impostos por Deus é que o último a ser seguido pelos homens entre Deus e o diabo é que é válido. Portanto se o homem era temente a Deus e depois virou-se contra Deus então toda justiça e boa obra desse homem é esquecida e automaticamente passa ter como senhor o diabo. Porém, se o homem não temia a Deus e depois, arrepende-se e passa a seguir a Deus deixando para trás o diabo, então toda iniquidade praticada por esse homem é esquecida e Deus passa ser o seu Senhor e seu Deus (vide livro do profeta Ezequiel no capítulo sobre o atalaia). E se Deus impôs esse regulamento é que viu que era bom! E se algo é bom de verdade, é porque tem vantagens e quão grandes são as tais vantagens! Portanto Deus é inteligente, mas não basta ser inteligente é preciso ser prudente! Deus é prudente e prudência resume-se na justiça e para haver justiça tem que haver leis. E com as leis surgem os códigos de conduta. E com o códigos de conduta surgem as sanções que são os castigos. Pois, se há código de conduta, há delitos e os delitos tem que ser reprimidos através dos castigos ou sanções. Deus é amor e amor resume-se em dar a vida pelas almas perdidas, ajudar os necessitados, chorar as lágrimas dos outros: Jesus fez isso! Aleleuia! Amém

Foto de vieira061180

Mistérios

Oh como são muitos os Mistérios
Vêm de Hermes e de Hammurabi
Como um dia conhecer tudo?
E será que conhecer tudo ainda cabe?

Pois eis que Horus estaria para Jesus
E Hammurabi não nos abandonou
Então tiveram no mínimo
Idéias vertendo neste glamour

Mas será que é verdade então?
Que estas coisas aconteceram tambem?
Mas como provar que Babylonia não caiu
E que Horus teve um exemplo em Jerusalem

Por que Jesus Cristo tomou o poder
Com Igrejas em seu nome por todo lugar
Ele honrou à Horus, e quanto à Babylon
Diz que como uma pedra ela vai afundar

Mas, existem armas de Marduk por toda parte
Não sei te dizer se Jesus irá vencer
Por que, diz o profeta, "Vais ser esquecida"
Mas parece que uma grande diferença não há de haver

Não sei se estou pecando
Dizendo que Jesus iria perder
Mas me parece um engano
Dizer que ele irá vencer

Seria blasfêmia escrever aqui
Pois de sua reputação não há mágoa
Porém estudiosos do Acadiano
Colocam Jesus em esquadro-régua

Por que há quem diga que ele é Deus Enki
E posso te dizer que é Hórus tâmem
Mas e se ele for Hammurabi
Babili diria uma Glória e um Amém!

Rafael Mingatos Vieira

Foto de Grama Pereira

? Solidão

? Solidão
“Noites mal dormidas, sonhos e ilusão:
Amor não resolvido, história de paixão.
Dores, está é a vida de poeta profeta.
Mal sonhei contigo e me encontrei sem abrigo.
Amor: Segurança, tristeza, proeza;
De ter nascido da vontade de Deus.
Quando olhei a terra observei as guerras,
Disse ao anjo bendito: Esta não é a vontade de Deus.
Seres mesquinhos, pobrezinhos e eu aqui sonhando só.
Não eu quero acordar deste pesadelo profano,
Pois houve um engano, não é aqui o meu lugar.
Quero curar as feridas e sonhar com a vida.
Amar a ti, amar a mim, que amor profundo;
Que por um segundo o tive ou foi sonhar.
Se fostes sonho, ó pai não deixe a solidão;
Conta de mim tomar, me ensina a amar.
Pois fizeste-me ser perfeito e eu sem jeito
Não conta da solidão, deixe que a paixão viesse me ninar
Sofro por engano pois fui profano e não aprendi a acordar...”

Foto de Grama Pereira

Amor pleno!

Amor pleno!
Sou como o vento que levanta a poeira do mundo!
Sou poema de sonhador sei que profeta não sou!
Sou a sorte que foge da morte e pleno como a luz!
Sou o amor e ódio e tua face imortal!...
Sou caminho sem chegada também o louco e sonhador!
Sou e um conceito perdido e o significado do abandono!
Sou Seguimento das vidas e a sua solidão!
Sou a lapide do túmulo da sombra imortalidade!
Sou a fumaça que esvaiu pelo tempo como o nosso amor....

Foto de Osmar Fernandes

O sinal de Caim

Caim é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, filho primogênito de Adão e Eva. Era lavrador. Em hebraico, Caim significa lança, sendo que a sua transliteração seria Qayin. Este nome também é associado a uma outra forma verbal, "Qanah", que pode significar "obter" ou "provocar ciúme". Algumas obras associam o nome com a expressão "algo produzido".

Segundo a Bíblia, Caim teria sido um dos primeiros (não exclusivamente o primeiro) homem nascido de gravidez normal na terra, resultado das relações sexuais de Adão e Eva. Gênesis 4:1 esclarece: O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: ‘Adquiri um varão com a ajuda de “Deus, o Senhor” (Bíblia de Jerusalém).

Caim e Abel

Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.

Os descendentes de Caim

Após ter matado Abel, Caim teria partido para a "terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden", levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia. Após o nascimento de seu filho, Henoc (Enoque), Caim empenhou-se em construir uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho.

Os descendentes de Caim são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nómada, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência. (Gênesis 4:17-24) Segundo a Bíblia, a descendência de Caim terminou com o Dilúvio dos dias de Noé.
O texto bíblico de Gênesis deixa implícito que Caim poderia ter sido assassinado por seu descendente Lameque, quando fala sobre o castigo que este enfrentaria: E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o mei duto: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete. (Gênesis4:23-24)

Outras informações não-bíblicas

Semente da serpente

Para alguns, o ato da sua concepção mantém-se um enigma, uma vez que defendem o fato de Caim ser o resultado do relacionamento de Eva com a serpente.

Livro dos Jubileus

Segundo o Livro dos Jubileus, Caim nasceu na terceira semana do segundo jubileu, Abel na quarta semana, e Avan (Awan) na quinta. Caim matou Abel no primeiro ano do terceiro jubileu. Na sexta semana do quarto jubileu, Caim tomou sua irmã Avan como esposa, e desta união nasceu, no final do quarto jubileu, Enoque. No primeiro ano da primeira semana do quinto jubileu, casas foram construídas e Caim fundou a primeira cidade com o mesmo nome de seu filho Enoque. No sétimo ano da sétima semana do décimo nono jubileu Caim morreu, quando a sua casa desabou em cima dele; ele morreu por uma pedra, pois tinha assassinado Abel com uma pedra.

Cronografia de Bar Hebraeus

Bar Hebraeus, em sua Cronografia, citando Anianus, que se baseou no Livro de Enoque, diz que Caim nasceu setenta anos após a explusão do paraíso, Abel sete (ou setenta) anos apóis Caim e Abel foi morto com cinquenta e três anos[5]. Citando Methodius, Caim e sua irmã Klymia nasceram trinta (ou três) anos após a expulsão do paraíso, Abel e sua irmã Labhudha trinta anos após Caim e Abel foi morto quando Adão tinha cento e trinta anos

Sinal de Caim

Há várias especulações sobre qual seria a marca de Caim. Segundo textos mórmons, esta marca estaria relacionada à cor da pele de Caim (relatado em Pérola de Grande Valor), e que tenha sido ele o pai da raça negra africana.

Na ficção de Vampiro: A Máscara, a marca de Caim é o vampirismo.

Caim na cultura popular e literatura

No Universo do jogo de RPG Vampiro: A Máscara, Caim é o primeiro vampiro. No RPG, é explicada a linhagem dos vampiros tendo Caim como o "Pai dos Vampiros". Quanto mais distante for a descendência, mais fraco é o sangue de Caim nos novos vampiros. Esse fato é descrito RPG como "Time Of Thin Blood", que precede ao Gehenna, algo como o fim do mundo para os vampiros.
O livro de José Saramago, "Caim", apresenta o Antigo Testamento sob o ponto de vista de Caim.
A banda Avenged Sevenfold (em português, "vingado sete vezes") faz referência a Caim em seu nome.

Referências
↑ Jubileus, 4:1
↑ Jubileus, 4:2
↑ a b Jubileus, 4:9
↑ Jubileus, 4:31
↑ Anianus, citado por Bar Hebraeus, Cronografia, Os Patriarcas, de Adão a Moisés, A primeira série de gerações, que começou com os Patriarcas', 1.3.2'
↑ Methodius, citado por Bar Hebraeus, Cronografia, Os Patriarcas, de Adão a Moisés, A primeira série de gerações, que começou com os Patriarcas, 1.3.3
↑ Livro de Moisés 7:22
↑ Saramago volta-se a Caim, no Yahoo! Noticias]

Referências Bíblicas
↑ Gênesis 4:5
↑ Gênesis 4:8
Gênesis 4:1-17.
Mateus 23:35
Hebreus 11:4.
1 João 3:12.
Judas 1:11.

O SINAL DE CAIM

* Mário Renato Castanheira Fanton.

Em Gênesis, capítulo 4 há a descrição do pecado de Caim, ou seja, aquele em que ele matou Abel, devido à aceitação de Deus à oferta de seu irmão e rejeição da sua. Em virtude desse pecado houve uma conseqüência, qual foi: "Agora maldito és desde a terra, que abriu sua boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará mais a sua força: fugitivo e errante serás pela terra.… O Senhor, porém lhe disse: Portanto qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse" (Gênesis 4:11,12e15).
Agora, passaremos a analisar qual seria esse sinal: Quando a Bíblia, antes de começar a falar de Noé no capítulo 6 de Gênesis, relata um fato interessante e misterioso, que "os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias, gigantes na terra, e também, depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes foram valentes, os homens de renome que houvera na antiguidade".
Duas teorias têm surgido para explicar o fato supra mencionado, porém somente a segunda parece-nos coerente, o que pretenderemos mostrar a seguir: A primeira diz serem filhos de Deus, anjos, é isso mesmo, seres celestiais, baseados no texto de Jó 1:6. Os que assim o fazem, pensam que, porque o texto se refere a filhos de Deus apresentando-se perante o Senhor e logo em seguida aparece também Satanás(anjo caído). Os filhos aqui nesse caso, têm que ser igual a Satanás em espécie, o que não é verdade. Porque esses não poderiam ser aqueles que já morreram e que terão que comparecer perante o tribunal de Cristo? A Bíblia é omissa e não apresenta nenhuma margem para tal interpretação, o que torna perigoso uma análise do tipo. Esses que assim pensam, fundamentam-se também no texto de Judas 1:6 combinado com Apocalipse 9:14. (JD 1:6) "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (AP 9:14) "A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates." Esses anjos, referidos nos textos mencionados, não precisam ser os mesmos de Gênesis 6, mas sim aqueles que se rebelaram juntamente com Lúcifer. Nessa rebelião, somou-se 1/3 dos anjos do céu. Todos nós sabemos que anjo é o gênero da qual existem muitas espécies (querubim, Serafim, arcanjo, etc.). Esses, referidos em Ap. 9:14, com certeza possuem diferente espécie da grande maioria, possuem graus diferentes de poder. Por isso, pelo fato de possuírem grandes poderes é que estão presos em cadeias, para que Deus os libertando façam todo o mal previsto em Apocalipse. Mas o que derruba por terra esta teoria é o que Jesus disse a respeito de anjos nos textos de Mt 22:30; Mc12:25 e Lc 20:35. Disse que no céu, todos nós seremos iguais aos anjos, não nos casaremos, nem seremos dados em casamento, ou seja, não haverá a hipótese, dentre outras, de podermos relacionar sexualmente.
Quanto à segunda teoria, bem mais coerente do ponto de vista Bíblico e também será um ponto de apoio de nosso estudo, fundamenta-se nos seguintes argumentos: Gênesis 4:25 descreve que Adão teve um outro filho com Eva, Sete. Este veio substituir Abel, seu irmão que houvera morrido. No versículo 26 do capítulo 4, continua a dizer que Sete teve um filho, a qual pôs o nome de Enos, e foi nesse tempo que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Em Atos 2:21 diz que todo aquele que invocar o Senhor será salvo. Portanto, sabemos que quem é salvo, conseqüentemente, se torna filho de Deus. Já que é assim , esses seres mencionados em Gênesis, por analogia ao versículo de Atos, são considerados filhos de Deus.
Após o pecado de Caim e sua punição por parte de Deus, ele se retirou da presença do Senhor e foi habitar numa terra ao Oriente do Éden, cujo nome era Node. Lá ele teve filhos, e a partir do versículo 18 até o 24, do capítulo 4 de Gênesis, fala da descendência de Caim. Em seguida, no capítulo 5 descreve a descendência de Sete, filho de Adão, sendo que no final dessa última descrição há uma observação importante de que esse é o tempo em que os homens começaram a buscar a Deus.
O capítulo 6 inicia falando sobre o relacionamento entre os filhos dos homens e os filhos de Deus. O interessante é que Deus no versículo 16, capítulo 34 do livro de Êxodo diz para Moisés alertar o povo de Israel que quando eles viessem a possuir a terra prometida, seus filhos não tomassem por mulheres das suas filhas, para não se prostituírem após outros deuses. O que mais chama a atenção é que Deus usa o mesmo termo de Gênesis 6, seus filhos (filhos de Deus pois era povo de Deus) e suas filhas (filhas dos homens, pois eram do mundo e adoravam outros deuses). O que vem a reforçar a idéia acima é o fato de que, após o relato inicial em Gênesis 6, o texto mostra a ira de Deus contra a corrupção humana nos versículos 6 e 7 resultando na destruição da raça humana com o dilúvio e a salvação apenas da família de Noé, porque este era justo e temente a Deus, não tendo se corrompido como os demais (Hb 11:7). Mas, como Deus destruiu a todos, exceto Noé, o que aconteceu com aquele povo de Gênesis 4:26 que começara a invocar o nome do Senhor? Com certeza se corrompeu, pois se não o tivesse, Deus os teria preservado como fez com Noé. Como se corromperam? Conforme descreve Gênesis 6:2, ou seja, tendo visto os filhos de Deus (aqueles que invocavam o nome do Senhor) que as filhas dos homens (descendência de Caim. Pecadores que se retiraram da presença do Senhor) eram formosas e tomaram mulheres para si de todas as que escolheram.
Fatos semelhantes a esse aconteceram também com: Sansão que, pelo fato de ter buscado uma mulher dentre os filisteus, Dalila, se corrompeu (Juízes 14:1 a 3. Note que nesse caso, que o vers. 1 emprega o termo: "filhas dos Filisteus". Poderia ter-se dito "gentios", mas não foi); Salomão (1 Reis 11:3). O que aconteceu com Salomão e Sansão também aconteceu com esses filhos de Deus, expressão essa, usada apenas para diferenciar o povo de Deus dos gentios, e não anjos como muitos, erroneamente, pensam. O que acontece no versículo 1 de Gênesis é uma justificativa do castigo previsto no versículo 3, como também, acontece nos 5 e 6. Se fossem anjos, a punição deveria vir apenas para eles e não para os homens, posto que são de maior força, podendo dominar facilmente os humanos e fazerem o que quiser, como o diabo, também, muitas vezes faz com as pessoas.
Portanto, volto a afirmar que filhos dos homens são aqueles descendentes de Sete que começaram a invocar o nome do Senhor, e filhos dos homens são os descendentes de Caim que se afastaram de Deus e começaram a pecar. Agora, passaremos a analisar o mérito do assunto. Vocês devem estar pensando, porque falar sobre Gênesis 6, sendo que o sinal está no capítulo 4. Acontece que ambos estão intimamente ligados e antes de irmos ao mérito devemos esclarecer algumas coisas preliminarmente. O versículo 4 do capítulo 6 fala que: "Havia naqueles dias gigantes na terra, e também depois, de quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens"…. Por que será que há essa observação, quanto a gigantes, nessa passagem? Porque isso tem tudo a ver com o contexto, é óbvio. Repare bem, como fala o texto: "Que havia naqueles dias gigantes, e também depois…". Se já havia gigantes antes da relação entre os filhos dos homens e os de Deus, da onde teriam vindo esses, sendo que Deus deveria também os ter criado, posto que Ele tudo criou? Qual seria a razão dessa criação diferente do ser humano normal? Deus não criou os gigantes a toa, tem um objetivo, o de diferenciar uma espécie de humanos de outros.
O texto acima mostra que eles já existiam na terra antes daqueles fatos descritos. Se eles já existiam foram criados, para diferenciar Caim e seus descendentes do resto da população. O sinal colocado em Caim deveria ser um que, quem o visse ficasse com medo. Todos, ao vê-lo teriam que ter medo dele, para assim, não tentar matá-lo. Deus não iria sair avisando a todos que o homem de tais características não deveria ser morto. Deus pôs algo em Caim que já amedrontaria a todos pela aparência, afinal o objetivo desse sinal era: (GN 4:14) "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará."(GN 4:15) "O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.". Tanto é verdade que quando Moisés enviou espias para Canaã, eles voltaram dizendo estar cheia de pessoas de grande estatura (Nm13:33), e no versículo 31 e 32 de Números, capítulo 13, também fala que Israel não podia atacar aquele povo, pois era mais forte, como também eram de grande estatura e a terra devorava seus moradores. Fato semelhante que ilustra essa idéia é aquele em que Golias se apresenta para guerrear contra Israel e todos ao verem o gigante, espantaram-se e temeram muito (1Sm 17:11). É evidente, portanto, que a característica de gigante era colocar medo em quem os encontrasse.
Mas, todos devem estar pensando como se explica o fato de haverem gigantes na terra após a destruição desta pelo dilúvio e preservação apenas da família de Noé. A explicação é simples. Do casamento dos filhos de Deus (descendentes de Sete) e os filhos dos homens (descendentes de Caim), saíram os homens valentes da antiguidade. Por que a Bíblia não fala exatamente que resultou dessa união, os gigantes? Porque há que se lembrar da lei da genética. Entendemos que a Bíblia diz apenas que, Deus transformou Caim em gigante e só. Seus filhos poderiam ser ou não gigante, já que sua esposa era normal. Um exemplo é o de um casal que tem filhos, cujo marido é alto e a esposa baixa, há a probabilidade de a criança ser alta como o pai, ou baixa como a mãe. Assim também aconteceu com os descendentes de Caim, nem todos seus filhos e filhas eram gigantes, mas apenas alguns. Os descendentes (homens ou mulheres) que não eram gigantes, mesmo assim possuíam em seu código genético "gens" de gigantes, podendo gerar filhos que fossem, conforme a genética atual explica possibilidades semelhantes, é obvio que se referindo as outras características. É claro que Deus ao fazer isso com Caim, não transformou apenas sua estatura, mas também lhe deu mais força, proporcional ao seu tamanho, o que quer dizer que quem, dos seus descendentes, não fosse gigante poderia possuir a força de um. Isso explica o fato da Bíblia falar em homens valentes da antiguidade. Significa que esses eram apenas homens de grande força, daí a diferenciação que o texto faz entre esses e aqueles. Com a destruição da raça humana no dilúvio e preservação da família de Noé, como se explica o surgimento dos gigantes na nova terra de Noé e sua família, já que Davi lutou contra o gigante Golias, e também Josué e os espias viram gigantes na terra prometida?
É importante estabelecermos, preliminarmente que, as pessoas que entraram na arca com Noé eram: Noé, esposa, três filhos e três noras. Foi a partir desses que surgiram os gigantes, posto que todos os demais humanos foram destruídos. Dentre os filhos de Noé não poderia haver "gen" de gigante, já que Noé foi o único justo num mundo corrompido e com certeza se assim foi, não teria ele feito como os demais e tomado mulher para si dentre aquelas dos filhos dos homens (descendentes de Caim). Se seus filhos não possuíam o "gen" de gigante, quem possuía? Com certeza, uma das esposas dos filhos de Noé. Essa esposa certamente era a de Cão, porque se formos analisar algumas coisas, chegaremos a conclusão clara disso. Vejamos: 1) No capítulo 9, versículo 20 em diante do livro de Gênesis notamos uma passagem onde o filho de Noé, Cão, tendo visto a nudez de seu pai fez algo de muito errado, que a palavra não especifica, mas na qual lhe gerou uma conseqüência muito drástica: (Gn 9:25) "E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos." (Gn 9:26) "E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." (Gn 9:27) "Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." Para que Cão tenha cometido tamanho pecado, com certeza a influência da convivência com sua esposa (descendente dos filhos de Caim) o tenha levado a isso. 2) Outra evidência clara é que, se formos reparar a partir do versículo 6, do capítulo 10 de Gênesis, a Bíblia começa a descrever os descendentes de Cão. O interessante, a princípio, é de se observar que um dos filhos de Cão se chama Canaã. Se vocês se lembrarem, quando Deus chama a Abrão para ir para a terra prometida, a terra é a de Canaã (GN 12:5-"E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã."). Naquela época, quando a terra era desabitada e alguém a possuísse primeiramente, colocava-se o nome do conquistador ou de seu povo àquela terra. Exemplo claro disso encontra-se em Gênesis 4:17, onde Caim tem um filho e dá o mesmo nome da criança a uma cidade que acabara de edificar. Era costume de Caim, que passou a seus descendentes dar nome às cidades, semelhantes aos dos filhos, o que também se fez com Canaã. Ela inicialmente foi habitada pelo filho de Noé, Canaã, daí advém seu nome. E como defendemos ser a mulher de Cão uma descendente dele, nada mais óbvio, seus descendentes fazerem como faziam os ascendentes no passado. Era algo que se aprendeu com os antepassados.
Mas, o que isso tem a ver com o tema em análise? Tem tudo a ver. Quando Josué foi espiar a terra prometida, a terra era a de Canaã, e lá eles avistaram os gigantes (Nm 13:28,33). Agora, como se explica o fato de haverem gigantes na terra de Canaã? Então, diante de tudo que falamos, concluímos que esses encontrados naquela região eram os descendentes de Cão, filho de Noé, cuja esposa era descendente de Caim e também, talvez, podia não ser gigante, mas carregava em seu código genético o "gen" deles. O versículo 19 do capítulo 10 de Gênesis confirma tudo que foi dito, porque fala que o termo dos cananeus foi desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Laza. A terra de Sodoma e Gomorra é exatamente a planície que os espias avistaram e percorreram, ou seja, é o local da terra prometida. 3) Se observarmos ainda na genealogia de Cão em Gênesis, capítulo 10, versículo 14, encontramos que dentre os descendentes de Cão havia Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus). Agora, se verificarmos em 1Sm 17:4, a Bíblia se refere à passagem onde Israel iria guerrear contra os filisteus, até que surge no meio do povo dos filisteus um gigante, Golias, este que futuramente foi morto por Davi. O interessante é que no primeiro texto mencionado há a referência à origem do povo filisteu, que advieram dentre os descendentes de Cão. Outro ponto que merece destaque é que no versículo 11 do capítulo 17 se 1Sm observamos que a reação do povo de Israel ao ver o Gigante foi de espanto e temor, exatamente o que Caim precisava para não ser morto quando alguém lhe encontrasse (Gn 4:15). Diante de todo exposto, concluímos que o sinal posto em Caim foi transformá-lo num gigante, para que todos ao vê-lo ficassem atemorizados e com medo, não tentando, dessa forma matá-lo.

O Livro de Enoque

http://www.geocities.com/havengarwp/dss/comenoch.htm

Na primavera de 1947, um pastor árabe, deixou cair um objeto acidentalmente por uma fenda, próximo das ruínas do Qumrán. Ao descer para recuperar o artefato, o pastor ficou surpreso ao perceber que havia naquela câmara 20 vasos, a arma tinha quebrado um dos vasos ao cair encima, ele notou que dentro do vaso havia uma bolsa de couro revestido com uma espécie de piche, dentro dessa bolsa haviam vários pergaminhos. Foram descobertas várias câmaras iguais àquela, todas contendo vasos com rolos de escritura. Os rolos continham vários livros de escrituras muito bem conservadas, os textos em Hebraico antigo desconhecido, foram traduzidos por um perito (encontrado por um milagre) nesse tipo de caracteres.
Ver Lista dos Papiros do Mar Morto, grande parte dos manuscritos tratava a respeito de uma sociedade judaica até então desconhecida, os Essênios, haviam vários registros contendo relatos sobre os seus rituais e sobre sua cultura, eles estavam muito familiarizados e amigados com Jesus Cristo e guardavam consigo o evangelho escrito por seus apóstolos, alias, evangelhos que não foram incluídos em nossa Bíblia, como o "Evangelho de Felipe" (amigo de infância de Jesus), textos conservados em sua pureza para a nossa alegria. Um dos Livros, incrivelmente interessante, e já traduzido para o nosso idioma foi o Livro de Enoque. Ele foi montado e dividido em 5 partes Resumo: Book I (The Book of Watchers) -"Livro dos observadores" -Enoque é ordenado um profeta por Deus -A Terra é povoada por homens e anjos. - Os anjos são enviados por Deus para ensinar as leis que regem o universo aos homens. - Alguns anjos se apaixonam pelas filhas dos homens e se acasalam com elas - Da união anjos com as mulheres terrenas surgem aberrações, os gigantes nefilins (ver: Gênesis 6:4 e números 13:33) ferozes que matam e devoram humanos. - Deus se enfurece pela iniqüidade desses anjos e os castiga lançando-os num lugar de trevas. -Enoque prega arrependimento ao povo que estava corrompido por causa da iniqüidade dos anjos.

O Nascimento de Noé:

- Enoque conta a Lameque (seu neto) sobre a visão em que via seu bisneto nascer, seu nome deveria ser Noé, seria um profeta, e ele verá a humanidade ser destruída, recomeçando novamente com ele.
- Noé nasce - ao abrir seus olhos pela primeira vez a sala se enche de luz e começa a profetizar diante de sua família.
- A história de Noé e sua família - Viagem de Enoque através do céu (em visão) - Uma curiosa conversa de Enoque com o anjo que guarda a entrada que leva à "Árvore da Vida" no "Jardim do Éden". Book II (The Book of Parables) - Livro de parábolas Book III (The Astronomical Book) - Visão dos portais do céu. - Os mistérios do amanhecer e do entardecer do dia. - Descrição do lugar onde Deus vive. Book IV (The Book of Dreams) - Sonhos e profecias sobre o grande dilúvio. Book V (The Epistle of Enoch) - Sábios conselhos de Enoque ao seu filho.

Se tiver outras informações poste-as em comentários...

Osmar Soares Fernandes

Foto de Elias Akhenaton

Deusa Poesia

“Onde existir um sonhador,
Eu estarei presente navegando
Nos mares dos seus sonhos...
Onde existir o amor,
Eu serei a doçura da flor...
Onde existir desesperança,
Tristeza e desamor,
Eu serei o alento da esperança...
Seja como for,
Na tristeza, na dor ou no amor,
Eu serei a luz e estarei
Sempre presente,
Na mensagem de um profeta
Ou na lira de um poeta...
Sou bela e imortal,
Inspiração dos teus dias...
Sou Deusa Poesia!

-**-Elias Akhenaton-**-
http://poetaeliasakhenaton.blogspot.com/

Foto de Elias Akhenaton

Trovas esparsas

I – Amor de verão

Corpos rolam na areia
Só querem brincar de amar.
Quem na praia veraneia
Conhece o calor do mar.

II – O canto da cotovia

Na quietude do sertão,
O belo canto da cotovia
É acalanto p’ro coração...
É suave sua melodia.

III – Poeta ou Profeta?

Sentimentos em expansão
Na mente do poeta,
Palavras do coração,
Verdades d’um profeta.

-**-Elias Akhenaton-**-
http://poetaeliasakhenaton.blogspot.com/

Foto de Cabral Compositor

De Todo, o Material

Ser um profeta
Uma lembrança que não passa
Um monumento de todos
Ser um ser

Uma alma pena-da, uma lenda
Ser a primeira pessoa
O primeiro olhar
Ser um par

Uma parte de dois
Uma face
Um ponto de apoio
Ser cauteloso

Dar o primeiro passo
A primeira lição
Ser um exemplo
Um caminho

Um ponto de partida
Ser o sinal da cruz
O bebedouro
O chafariz

Ser infalível
Ser transparente
Alma clara
Em neve

Ser a corrente
O elo
Ser o aço
O material

Foto de Grama Pereira

correção

? Solidão
“Noites mal dormidas, sonhos e ilusão:
Amor não resolvido, história de paixão.
Dores, está é a vida de porta profeta.
Mal sonhei contigo e me encontrei sem abrigo.
Amor: Segurança, tristeza, proeza;
De ter nascido da vontade de Deus.
Quando olhei a terra observei as guerras,
Disse ao anjo bendito: Esta não é a vontade de Deus.
Seres mesquinhos, pobrezinhos e eu aqui sonhando só.
Não eu quero acordar deste pesadelo profano,
Pois houve um engano, não é aqui o meu lugar.
Quero curar as feridas e sonhar com a vida.
Amar a ti, amar a mim, que amor profundo;
Que por um segundo o tive ou foi sonhar.
Se fostes sonho, ó pai não deixe a solidão;
Conta de mim tomar, me ensina a amar.
Pois fizeste-me ser perfeito e eu sem jeito
Não conta da solidão, deixe que a paixão viesse me ninar
Sofro por engano pois fui profano e não aprendi a acordar...”

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