Projetos

Foto de Ivone Boechat

Criança

Toda criança
é semente de paz ou de guerra,
é preciso adubar a terra
dos canteiros do
sonho infantil;
afastada da educação,
cuidado, perigo:
a criança deve
aprender
o verdadeiro significado
da palavra amigo,
a separar o joio do trigo,
a lutar e vencer;
as crianças são projetos seus...
jamais se esqueçam de estar perto,
nenhuma vida dá certo,
quando afastada de Deus.

Foto de Gil Camargos

Recomeço

“Para experimentar o novo, a atitude é banir o velho! Varrer os cacos dolorosos do passado. Trocar as cortinas embaçadas de lembranças tristes por tons fortes e coloridos de paixão e entusiasmo. Expulsar os fantasmas do medo, ansiedade e depressão que impendem a felicidade de se instalar. Abra as janelas da alma com sonhos e esperanças, aviste o horizonte de oportunidades, deixe a brisa da paz invadir seu interior. Esqueça os tropeços, invista no novo; novo caminho, novos projetos, novo jeito de viver deixe a vida acontecer naturalmente, abuse da coragem, da fé, da ousadia. Se dê a chance de um recomeço, então com passar dos dias perceberá sua história se transformando em dias de conquistas e alegrias”. Gil Camargos

Foto de Carmen Vervloet

Soneto de Aniversário

Não me curvo ante as ciladas da idade...
Absorvo a sabedoria com que me presenteia,
Mas uso de minha parceira criatividade
Para suprimir tudo que nela me chateia.

A marcha já não acompanha a mente
Que dança ligeira entre résteas de luz,
Tecendo projetos, mil sonhos frementes,
Que suavizam este entardecer que me conduz.

Existe vida em cada passo que dou...
Os anos passam e as horas se vão,
Mas ficam as marcas dos meus pés no chão.

As perdas vividas o tempo abrandou...
A alegria semeada no meu jardim
Perfuma minh’alma como se fosse jasmim.

Foto de raziasantos

Justiça é tudo que o mundo precisa.

Justiça é tudo que o mundo precisa!

ENTRE O DEVER DE ASSEGURAR, E A PRÁTICA DO ATO ARBITRÁRIO

A população Brasileira clama por mudanças radicais em diversos setores da nossa sociedade. Mudanças em benefícios da saúde, educação, transporte, segurança e muito mais. Sem dúvida a violência sempre foi uma das causas mais repudiadas, com especialidade aquelas praticadas por aqueles que têm o dever legal de proteger e manter a ordem pública, como determinados membros da casta policial, em vista da imposição do terror e de toda sorte de abusos e malefícios disseminados contra uma sofrida classe de pessoas geralmente negras, pobres e acima de tudo, de um poder educacional menos favorecido.

Tais condições de menos valia levam o sujeito a uma condição de baixa auto-estima e absoluta impotência que o incapacita defender a si próprio, familiares ou amigos.

Movidas pelo sentimento de medo muitas vitimas não encontram forças para denunciar seus algozes tendo em vista a insegurança e incerteza quanto ao resultado justo e a certeza de que na larga maioria dos casos é a impunidade que predomina.

O anseio por ações mais rígidas no combate ao crime é plausível, o que não significa dizer que essas ações devam incidir contra a população de forma desrespeitosa desumana e abusiva.

Recentemente passei, juntamente com meu esposo, por uma situação muito constrangedora, gerando constrangimento, injustiça, além dos prejuízos de ordem moral, psicológica e financeira.

Trata-se da conduta abusiva por parte de um policial que ao abordar o meu esposo, apreendeu sua carteira de motorista, além de impor-lhe uma multa, tudo de forma completamente indevida, e posso explicar a razão:

“Ao sermos abordados meu esposo foi solicitado pelo agente de trânsito a apresentar os documentos do veiculo. Ao examiná-los, dito policial os devolveu dizendo que estavam corretos. Meu marido, por questões de respeito à referida autoridade, levantou a aba do capacete para agradecê-lo, momento em que este, quando meu marido já se distanciava para seguirmos viagem, o chamou, destacou uma folha do bloco de multas, e, simplesmente disse: você está sendo multado e a carteira vai ser apreendida por trafegar com a aba do capacete suspensa. Relevante informar que no momento em que a aba estava suspensa, meu marido se encontrava com o veiculo parado, o fez apenas para conversar com o policial, pois poderia o mesmo considerar desrespeitoso falar com ele ‘por debaixo do capacete’.

Foi então que meu marido tentou argumentar os seus direitos, dizendo que não estava trafegando com o rosto descoberto, mas estava parado e o descobriu apenas para conversar com ele. Nada adiantou, a carteira foi apreendida, a multa foi aplicada, e o mais estarrecedor, tal policial sequer deixou com a sua vitima, uma notificação ou qualquer comprovante do ato por ele praticado, num total desrespeito, descumprimento da lei e abuso de autoridade.

Assim, fomos vítimas de um ato totalmente arbitrário e covarde resultando no impedimento do direito de dirigir automóvel e pilotar moto. A conduta desse agente de trânsito vem causando danos e transtornos ao exercício de nossas funções, já que dependemos dos documentos para condução do veiculo que é o nosso único e exclusivo meio de subsistência, pois trabalhamos com eventos festivos e sem o referido veiculo, impossível se torna o transporte dos necessários materiais”.

Ora, estamos sendo tolhidos dos nossos direitos de trabalhar, de trafegar com nosso veiculo dentro de uns Pais que se diz democrático, livre e contra todo e qualquer tipo de ato injusto, lesivo, ultrajante, imoral e ilegal, e sem termos cometidos nenhuma infração. Fomos vitimas de uma inverdade, de uma ação praticada por parte de uma polícia estressada e totalmente despreparada para lidar com pessoas.

Não podemos admitir que na qualidade de cidadãos esclarecidos aceitemos desmandos, humilhações e injustiças, com especialidade em lugar público, cujo conduta foi praticada em presença de testemunhas o que, em tese, poderia servir de ‘alerta’ para impedir-se tamanha arbitrariedade.

A segurança pública é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (art. 144, caput, da C.F), sendo essencial para o desenvolvimento da sociedade. A Constituição Federal assegura aos brasileiros (natos ou naturalizados) e aos estrangeiros residentes no País direitos, considerados cláusulas pétreas, ou seja, não podem ser modificados por qualquer que seja o dispositivo constitucional, (art. 60, § 4º, IV), e o cumprimento de tais noras deve ser de forma imediata em prol da população.

A segurança, como direito fundamental assegurado ao cidadão (art. 5o, caput, da C.F), e sob a responsabilidade estatal, deve ser fielmente atendida através das competentes autoridades designadas à tal mister. Segundo Javier Barcelona Llop, “a forças de segurança têm como missão proteger o livre exercício dos direitos e liberdades e garantir a segurança dos cidadãos” (LLOP, Javier Barcelona. Policia y Constitución. Madrid : Editorial Tecnos S/A, 1997. p. 225).

Os direitos assegurados ao cidadão não seria efetivo sem a presença das forças policiais.

A Constituição portuguesa no art. 272.1 estabelece a missão a ser desenvolvida pelos órgãos policiais, segundo o qual, “A polícia tem por função defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos do cidadão” ( LLOP, Javier Barcelona, op. cit., p. 228).

Os direitos fundamentais em determinadas situações, baseando-se na própria lei, pode sofrer restrições. A preservação da ordem pública autoriza as forças policiais a limitarem a liberdade do cidadão, sem que isso configure constrangimento ilegal, que somente existirá no caso de abusoou excesso no cumprimento do seu dever legal.

A missão dos agentes policiais é preservar a ordem pública e assegurar o livre exercício dos direitos e garantias fundamentais do cidadão. Para desenvolverem suas atividades os agentes encontram-se legitimados a empregarem a força, e quando necessário a utilizarem as suas armas.

Porém suas forças devem posicionar-se entre a necessidade de segurança do cidadão e o limite da lei. Não podem arvorar-se como legisladores, praticando atos alheios aos melindres das normas existentes em detrimento dos direitos de defesa do individuo e a coletividade.

Visando isso, é que suplicamos aos nossos jurisconsultos apresentem Projetos de Emendas Constitucionais tornando mais rígidas normas estabelecedoras contra atos criminosos praticados por todo cidadão independentemente de sua classe social ou qualquer outra condição. Como também, é de bom alvitre que haja aparelhamentos específicos no sentido de melhor orientar e preparar essa classe de autoridade nociva à sua própria corporação e a saciedade em geral. É o que esperamos!

Foto de Riva

MUNDO ABISMAL

MUNDO ABISMAL

Mísero fado que me conduz à laje sepulcral,
Que este meu corpo um dia há de descansar,
Tantas foram as amarguras... mundo abissal!
Ah, verdugos! Sois fonte de todo meu penar.

Açoites... tudo foi o que recebi desta vida,
Nos gritos de dor, ninguém me veio abraçar,
Viajante da agonia, mas de têmpera renhida,
Fatalidade histórica! Uma sentença a expiar!

Oníricos projetos que tanto fiz para o mundo,
No afã em ser útil, e a minha vida entregar,
Tal foi a ironia com o seu entrave furibundo,
Subtraiu o desejo, entregando-me ao pesar,

Império da desgraça! Meu ser errabundo...
Desgostos reles... eu nunca vou proclamar!

Rivadávia Leite

Foto de Riva

MEMORÁVEL PERDÃO

MEMORÁVEL PERDÃO

Quando daquele abraço acenei o meu adeus,
Rasos d’águas ficaram teus olhos na partida,
Olvidavas minhas súplicas aos carinhos teus,
Nos projetos de amor em prol da minha vida.

Hoje, desfaço o alvo em ser minha preferida,
À tanta beleza não via a minha grande ilusão!
Outra em teu lugar já tenho como pretendida,
Não mais em dor sangra meu dúlcido coração.

Nosso romance foi uma história mal sucedida,
O tempo, com certeza, apagará esta emoção;
Teus enlevos fizeram minha essência sofrida,
E nos meus enfaros, suportar com resignação.

Foram momentos lancinantes esta minha ida,
Triste mulher, abraça o meu humilde perdão!

Rivadávia Leite

Foto de Riva

MEMORÁVEL PERDÃO

MEMORÁVEL PERDÃO

Quando daquele abraço acenei o meu adeus,
Rasos d’águas ficaram teus olhos na partida,
Olvidavas minhas súplicas aos carinhos teus,
Nos projetos de amor em prol da minha vida.

Hoje, desfaço o alvo em ser minha preferida,
À tanta beleza não via a minha grande ilusão!
Outra em teu lugar já tenho como pretendida,
Não mais em dor sangra meu dúlcido coração.

Nosso romance foi uma história mal sucedida,
O tempo, com certeza, apagará esta emoção;
Teus enlevos fizeram minha essência sofrida,
E nos meus enfaros, suportar com resignação.

Foram momentos lancinantes esta minha ida,
Triste mulher, abraça o meu humilde perdão!

Rivadávia Leite

Foto de Riva

MEMORÁVEL PERDÃO

MEMORÁVEL PERDÃO

Quando daquele abraço acenei o meu adeus,
Rasos d’águas ficaram teus olhos na partida,
Olvidavas minhas súplicas aos carinhos teus,
Nos projetos de amor em prol da minha vida.

Hoje, desfaço o alvo em ser minha preferida,
À tanta beleza não via a minha grande ilusão!
Outra em teu lugar já tenho como pretendida,
Não mais em dor sangra meu dúlcido coração.

Nosso romance foi uma história mal sucedida,
O tempo, com certeza, apagará esta emoção;
Teus enlevos fizeram minha essência sofrida,
E nos meus enfaros, suportar com resignação.

Foram momentos lancinantes esta minha ida,
Triste mulher, abraça o meu humilde perdão!

Rivadávia Leite

Foto de Maria silvania dos santos

Uma conversa com o senhor

Uma conversa com o senhor

Senhor, porque tantos projetos se não temos nem mesmo um teto?
Se às vezes quando saímos à procura de um teto para nos escondermos, mesmo que seja de aluguel, somos rejeitados por ter nossas doces e
inocentes criancinha que o senhor mesmo o disse, deixai vinde a mim as
criancinhas?
Então, porque tanto rejeito senhor?
Será que não somos dignos de amor?
Porque alimentamos tantas esperanças se já não temos nem mais forças para
lutar?
Se a dor das ilusões dilacera nossos corações?

À como é triste Senhor, te suplicamos, nos ajuda, nossa vida parece apenas fantasia.
Cade nossa alegria?
Às vezes em altas madrugadas ,perdemos o sono sentimos
perdidos em um deserto sem rumo, sentimos como se fossemos unicos no mundo, desamparados em um deserto de tristeza.
E com nosso coração lesado, logo começamos a pensar, porque
tantos problemas senhor?
Será que perdemos nosso valor?
Ou simplesmente estamos vivendo um pesadelo o qual logo, logo, iremos acorda e tudo que estamos vivendo neste momento irá acabar?

Senhor tende misericórdia! Tiramos junto este momento para ter uma conversa com o senhor, queremos uma resposta.
Nos também somos seus filhos e
não queremos viver uma vida de agonia, uma vida que parece apenas fantasia, porque
tanta agonia Pai?

Se estivermos sonhando, que nos acorde deste pesadelo e nos
deixe sentir a vida, percebermos o quanto ela é querida.
Nossas forças já estão abalada, já sentimos fracos para lutar.

Senhor, cura nossas feridas, alivia nossas dores, nos deixa
andar em verdes pastos.
Também somos
parte de te o pai, somos teu templo, e sabemos que o senhor não irá nos
desamparar!

O Senhor! O Senhor é o nosso guia, o qual sempre irá nos
guiar e nossa vida restaurar!

A te entregamos a nossa vida o Pai celestial, pois o Senhor
é o Deus de ontem hoje e sempre! Restaura nossa vida, a nossa felicidade!

AMEM!

Maria silvania dos santos

Silvania1974@oi.com.br

Foto de Carmen Vervloet

HOMEM E MULHER

Deus criou o homem, mas percebeu que ficou incompleto
e então criou a mulher para concluir sua obra mais inspirada.
Criou para o homem um caderno, de projetos, repleto,
para a mulher, uma janela, onde pudesse sonhar debruçada...

Seres distintos, pisando sobre o chão do mesmo universo,
caminhando lado a lado construindo o mesmo caminho...
O homem mais cerebral, na sua razão, sempre imerso,
a mulher mais emoção, o coração distribuindo carinhos.

Por muitos e muitos anos a mulher foi submissa ao seu senhor!
Cuidou dos filhos, enfeitou o lar com seu sorriso mais bonito,
mas veio a revolução feminista e a mulher venceu seu opressor,
amealhou conquistas e granjeou espaços infinitos...

Hoje homem e mulher caminham lado a lado
cumprindo a vontade divina, se completando, evoluindo...
O homem, o cérebro que corrige articulado...
A mulher o coração que aperfeiçoa unindo.

Páginas

Subscrever Projetos

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma