Costumes

Foto de Evandro Machado Luciano

A Louca dos Espelhos

Os espelhos estavam voltados para as estradas da cidade de Outrora. Todo domingo Ofélia virava os seis espelhos de sua casa para a rua. Ninguém, absolutamente ninguém sabia o motivo. Alguns, mais perspicazes, ousavam especular...
Enfim...
Imagine, você andando tranquilamente pela estrada de chão batido, quando de repente, não mais que de repente, se depara com a imagem mais horripilante que possa ser concebida pela mente humana. Sim, os espelhos estavam voltados para a rua. Ofélia era, sem dúvida, a mulher mais maligna que a cidade de Outrora já conhecera. E não havia nada a ser feito. Ora bolas, a polícia local tentou de tudo: balas de canhão, bombas de hidrogênio, e armamentos bélicos jamais vistos, nem mesmo em Outrora. Os espelhos não quebravam de jeito algum. Magia? Alquimia? Sei não, havia algo de muito estranho naquela mulher.

O que sempre me incomodou naquele ser odioso, – veja bem, refiro-me à OFÉLIA- é que seus surtos psicopáticos aconteciam apenas nos domingos. Nos outros dias da semana, Ofélia agia como uma perfeita mulher de Outrora. Mantinha-se calma, submissa, obediente aos bons costumes e, jamais relava seus calejados dedos sobre os amaldiçoados espelhos. Que tinha aquela mulher? Que vozes lhe ordenavam repudiar os bons costumes e reverter sua normalidade em ousadia repreensiva? Quem era aquela mulher para apresentar ao mundo imagens tão devastadoras?
Ouviu-se dizer, que um dia desses, Outrora havia sido invadida por uma tropa distinta, vinda diretamente de Lugar Algum. Esses rebeldes enrustidos fantasiavam-se de nobres senhores, apoiados sob a retórica social, e desfilavam asneiras em praças públicas. Certa feita, pernoitaram na residência de Ofélia. Ao amanhecer, diziam querer libertá-la dos grilhões de Outrora, e conduzi-la à Lugar Algum.

Que desrespeito! Uma mulher exemplar, corrompida por estes arruaceiros. A partir daí, aquela casa nuca mais fora a mesma. Doravante, todos os domingos seriam de extremo pavor para os transeuntes da cidade.
Aquelas ruas nunca mais foram as mesmas.
Quando a semana anunciava o crepúsculo, todos temiam passar em frente à casa da louca dos espelhos. Enquanto isso, Ofélia sonhava. Sonhava com Lugar Algum.

Exceto nos outros dias, quando se tornava a mulher exemplar.

Foto de luzJr

Mulher: Frase de José de Alencar

"A mulher é sempre mulher; mudam os usos, as modas, os costumes e as línguas; mudam os tempos e com eles nós os homens, porém o anjo frágil e delicado que Deus prendeu à terra é a fênix moral, que renovando-se em todos os séculos e em todas as eras, remoça a humanidade, e a purifica."

José de Alencar

Foto de P.H.Rodrigues

Centurião: Passagem I

Ele carregava em cada uma de suas mãos, uma espada;
Em suas costas, um escudo.
Era ciente do inconsciente.
Porém, inconsciente da verdade.

Carregava por debaixo do elmo, um quebra-cabeça.
Composto de peças de sua jornada.
E já conseguia imaginar a figura que seria revelada.

Possuía também, uma pedra dos pensamentos.
Que vezes mostrava o caminho, e vezes o confundia.
Enxergava no mundo real, um mundo das fantasias.

Enfrentava Dragões, Ogros, Bruxos e até Demônios.
Mas seu maior inimigo era um Cavaleiro Reluzente.
Cujo nome era Etnem, um amante da guerra, um real combatente.

Vindo de uma terra desconhecida, com costumes diferentes.
Conhecedores de todos os mistérios sob a Terra existentes.
Mistérios que diziam-se impossíveis de se responder.
Mistérios que homens morriam sem decifrar.

Derrotar Etnem, não era o que o Centurião buscava.
Queria aprender com o mesmo, sobre as verdades abandonadas.
Queria conhecer as razões desconhecidas.
Ambicionava um estado que não sabia onde encontrar.

Foto de Anderson Maciel

EM MOMENTO DE AFLIÇÃO

Em meus frios momentos de aflição minha pele já pálida demonstra o quanto eu estou em meu leito sofrendo solitário, mas com a certeza de que tudo isso me faz seguir em frente nessa curta jornada que me resta. A solidão tem sido minha companheira por todo esse tempo e tem me mostrado o quão bom é lembrar-se das tristezas, das ilusões e de tantas outras coisas tristes, afinal é graças a ela que vou me sentindo mais forte por pensar em sempre querer me aperfeiçoar vencendo dia após dia esse sentimento insano que corroí meu pequenino e finito ser... Minha vida tem sido sempre assim, os dias da semana todos tão iguais, pessoas tão idênticas em seus costumes e gestos que já não presencio mais a doçura de algo perpétuo e tão bom, porém contínuo seguindo e lá no fim vencerei a morte, pois ela não deve jamais ser vivida e sim vencida. Anderson Poeta

Foto de João Victor Tavares Sampaio

Muito Além da Rede Globo - Capítulo 18

Essa lei que vocês inventaram e não seguem, essa lei que lhes dá armas e munições, essa lei que protege o próprio e individualiza o público, que generaliza, que almiranta, que inflaciona os narizes cheio que vocês desfilam madrugada afora, essa lei que discrimina em se fazer de vítima aquele que destrói, aquele que é doente em ser doente, aquele que faz sentido e coloca o alheio na reta, que suga os farelos e lambe os escapamentos, essa lei que obriga o vício, o sevicio, a democracia obrigatória e militante, a ditadura dos costumes, das repetições, de cada garrafa e cada cilindro, e cada pino ou pavio, conforme o seu vapor conformista, mutante continuísmo, egoísta, fascista em se olhar em espelhos que nunca se quebram mesmo sendo de vidro, a sua cocaína e as suas igrejas universais não me convencem do contrário, que vocês insistem em alegar favorável, eu não vou comprar um lugar nos seus camarotes, não vou recrutar mais meninos para a morte precoce, de não aproveitar a vida de forma simplória, descarregada, desencanada, desembriagada, a vida simplória de se saber que não é necessário encará-la dopado, que seu desempenho é o seu melhor, sem broxantes olimpíadas de masturbação coletiva, sem coleira e cartões de crédito, sem importâncias, sem barreiras para mostrar quem é certo e quem é errado.

Eis aqui minha plenitude.

Foto de Rosamares da Maia

MENINAS PODEROSAS

MENINAS PODEROSAS

Você sabe quem é uma mulher poderosa?
Não sabe?

Então levante-se, caminhe até o espelho mais próximo e olhe-se nele.
Você está diante de uma mulher poderosa, de uma mulher que acorda cedo todos os dias, organiza a própria vida em torno da casa, filhos, marido (quando ainda está com ele). Se não estiver, aí minha amiga, você é ainda mais poderosa.
A poderosa, muitas vezes faz jornada tripla, trabalhando em casa, na rua e, ainda estuda, para não perder o pique da competição por melhores colocações no mercado de trabalho.
Uma poderosa tem por “obrigação”, ser bonita, cheirosa, limpinha e arrumada. Precisa ser mãe e amamentar, ser mulher e amar, tentar satisfazer o parceiro e sair satisfeita desse encontro de mundos tão diferentes. Uma poderosa, mesmo quando a vida embrutece as pessoas, precisa manter a delicadeza e a suavidade, saber ser sensível e chorar, mas, chorar lágrimas discretas, sem ser piegas ou “melosa”. A poderosa pode dobrar quando fustigada pelo vendaval, mas, jamais quebrar ou descer do salto.
A verdadeira poderosa ao contrário sentir inveja, desejo e cobiça, deve procura espalhar amor, bondade, conquistar espaço pela competência, admiração e respeito. - Mas não deve ofuscar ninguém.
Ah! Não se assuste menina. Todo mundo tem uma fórmula pronta para você. Esta visão e expressões são formas de um Mundo globalizado que definem uma “Menina Poderosa” - Nós sabemos bastante sobre estas coisas.
Na realidade, hoje você é poderosa porque conquistou seu espaço a duras penas. Não importa que rótulos ou fórmulas usem para te definir, porque a sua maior conquista foi a “capacidade”, a plenitude da cidadania, em todos os sentidos: Jurídico, político, profissional, sexual, e a maior de todas as conquistas, a integridade como ser humano. Esta forma intera de ser te concedeu o direito de fazer escolhas das mais importantes, como: Escolher parceiros para amar, e se você errar, tentar de novo,... e novamente, pois a meta maior é ser feliz; Você pode ser mãe, ao mesmo tempo estudar e fazer escolhas profissionais, trabalhar e amamentar os filhos que escolheu ter.
Obviamente, o Mundo não é o "País de Alice", e ainda existem mulheres aprisionadas dentro de “burcas”, vitimas da ablação das suas genitálias, através de clitorectomias, tudo contra o “haram" - pecado original somente das mulheres". Tudo em nome de “Alá” e da desculpa cultural de costumes que procuram justificar a existência de um “ser inferior”, enfim, subjugação, dominação etc. Nossos salários ainda são menores, nem todos se despiram de uma série de preconceitos, ainda se espanca, encarcera, mutíla e “mata, tudo em nome da honra”. Mulheres são aliciadas para as mais variadas formas de prostituição, inclusive aquela que a escraviza como objeto consumista de modas, padrões, silicones e formas...etc, etc e tal.
Mas, uma profunda reflexão sobre a integridade do Ser, tem-nos feito emergir e conquistar, tem-nos permitido lutar. E aí reside o “Poder das Meninas"- Fraternidade - Quem pode mais tem aberto caminhos, na certeza de que haverá um dia em que o poder será compartilhado entre todos os gêneros da espécie Humana - o respeito será definitivo, permanente, indivisível, prestigiando a PESSOA.
Lembrando dessa humana condição de Ser Mulher, todos os dias agradeço a Deus por ser mais uma poderosa como você.
Rosamares da Maia.

HOMENAGEM PELO DIA 08 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Foto de Priscila Maia

PRECISO VIVER

Nas verdades que aprendi
Nos caminhos que segui
Tão pouco construí
No aconchego do seu colo
Os costumes repassados
No passado atormentado
As lições e seus tropeços
Enxergando todo erro
Fui crescendo
Amadurecendo
Cada manhã desperdiçada
Atitudes tantas vezes embaralhadas
Passo a passo do seu jeito
Fui perdendo meus desejos
O silêncio atormentando minha alma frágil
Sinto falta de quem era
Estou-me fragmentando
Meus anseios já não te perturbam
Suas vontades enraivecidas
Com princípios delirantes
Seus sonhos, já não são os meus
Preciso respirar
Almejar o dom
Que me faz sentir, amar e sorri
Tranqüilidade que me faz voar
Encontrar a alegria que me faz viver

Foto de Rute Mesquita

Sem palavras, Pensar, Verdade e Abstracção

Sem palavras

O que são as palavras se não um concreto proveniente de um abstracto? Ou um concreto muitas vezes tentando traduzir/reproduzir o abstracto. Falo destas palavras que antes de expressarem o nosso pensamento, constituem-no. Haverá palavras que traduzam o nosso pensar? Creio que sim, uma vez que no pensar as articulamos e no expressar usamo-las como argumentos. O pensar, o que é isto do pensar? É apenas articular estas ditas palavras e expressá-las? Estou ciente que não. Coloco agora uma lupa no meu pensar tentando que outro pensar, de um outro alguém por momentos, sejam o meu, seguindo a minha linha de pensamento.

Pensar

Primeiramente, o pensamento é sem dúvida uma linguagem, digamos universal, pois é algo que o Homem tem em comum. Somos seres racionais logo, pensamos. É verdade também, que como disse anteriormente, é através da argumentação que expressamos o pensamento/raciocínio. Mas será, será que o nosso pensar acaba? Faz pequenas pausas? Ou que adormece quando os nossos olhos se cerram? Poderei dar a garantia de que isso não acontece. Estamos constantemente a pensar e até quando dormimos pensamos, um pensar abaixo do nível consciente que se manifesta nos nossos sonhos, de uma maneira ou de outra pensamos.
O raciocínio é assim constituído. Em vários compartimentos onde armazenamos conceitos que seguidamente articulamos e formulamos juízos, originando o raciocínio.
Contudo, isto é uma sinopse muito superficial, breve e nenhum conceito pode ser dado como totalmente definido, pois está em continua evolução.
O ser humano é condicionado logo, tudo em si também o é, pois somos um só e se assim é, o raciocínio não é excepção, também ele é condicionado. É condicionado pelas nossas crenças, pela sociedade onde nos inserimos, pelas nossas origens (pelos seus costumes, ideologias), pelas interacções com o meio envolvente e inter-pessoais. O nosso pensar, varia subjectivamente. Contudo, várias vezes nos deparamos com pensares similares aos nossos o que nos dá a possibilidade de nos reorganizarmos/unirmos e lutarmos juntos por uma causa maior.
Mas, será que o pensar é sempre correcto? Será que nos conduz sempre à verdade? O que é a verdade?

Verdade

Verdade… para que o nosso pensar alcance a verdade, tem de estar na sua base a formula do argumento/raciocínio e esta formula diz-nos que pensar correctamente é avaliar os factos, interiorizá-los e após o exercício do pensar, concluirmos, nunca deduzindo uma conclusão, pois será precipitado e rapidamente se sentirá a margem de erro na acção proveniente desse pensar incorrecto.
O pensamento errante pode trazer não só consequências no indivíduo que errou no seu raciocínio como também a tudo o que depende de si naquele momento, tudo o que está contido na sua acção posterior.
A verdade é um caminho recto? Ninguém o disse mas, também nunca ninguém o negou nem contradisse. A verdade é a busca do Homem, uma caminhada que faz de espírito crítico, sempre insatisfeito com o saber por si adquirido, vai mais além. Aventura-se pelo desconhecido.

Abstracção

Abstraí alguém, possuidor de outro pensar, de outro olhar sobre a realidade. Fi-lo seguir o meu pensar, fi-lo crer nas minhas palavras sem que fosse minha intenção persuadi-lo. Abstraí e abstraí-me neste meu cogitar, tendo o cuidado de não me enrolar nos seus tecidos. Abstraí um outro ser racional, fi-lo por momentos concentrar-se no seu pensar e nada mais. Questionei-o e sem que se apercebesse respondi com novas questões. Fiz com que por pequenos instantes baralhasse tudo dentro daquele seu raciocínio e que quisesse continuar a ler o meu pensar para que não se perdesse.
Abstraindo-me mais um pouco, ‘Sem palavras’ comecei, enrolei-me no ‘Pensar’ querendo alcançar a ‘Verdade’, acabei na ‘Abstracção’.
Foto de Paulo Master

A Família

A família é uma instituição de extremo valor, formulada para gerar cidadãos aptos ao convívio social, indivíduos de boa índole, moldados através do amor no seio familiar, com hábitos e aptidões refletidas na moral e nos bons costumes, atribuindo assim subsídios para gerar uma sociedade próspera e feliz. O homem é a estrutura moral de sua casa. Em conceitos éticos, um alicerce que abrange toda a aliança familiar. Seus ensinamentos devem seguir a linha do discernimento, ser compreendido, conter em sua essência acréscimos de sabedoria, sobretudo, firmando a fé na palavra de Deus, agregando assim a possibilidade em oferecer com grande potencial a segurança necessária. Além de plantar o amor, a cumplicidade e o respeito mútuo no interior do seu lar.

Foto de Edigar Da Cruz

Mudar é Preciso Sempre

Mudar é Preciso Sempre

Há momentos da vida, que devemos desvencilhar a velhos costumes e situações e olhar mais ao feito de nós para nós mesmos!..Assim penso eu..
De ser!! o que desejamos ser ou sonhamos ser desligar de passado e viver o presente deixa o que passou, lá no seu passado no templo do esquecimento, anexa um tipo de mausoléu,o passado nunca deve Ser visto comoum mal momento;que passou ou aconteceu mais sim uma forma mais sensata do que ele ensinou durante a sobrevivência daquela situação momentânea !,.que amadureceu mais que tudo que houve, foi sim uma boa experiência da vida te vez viver e aprender e sentiu a vida de um ângulo diferente,..
. Houve erros e acertos dentre ganhos e percas mais valeu o que tudo aconteceu se aprende muito com tudo isso,fez mudar e moldar que toda ALMA E GEMEA no momento do primeiro olhar! Do primeiro toque do eu te amo,..nas diferenças rotineiras e que tudo mais venha acontecer que acrescente a alma e ao coração, que se encontra mais maduro e intuitivo para o novo breve futuro um visão nova da própria vida ,.como um encontro de leito do Rio com o Mar centrados a repensar tudo dos intercursos do Leito de Rio para o mar
Anexa na Alma pessoal do ser foi bom o que aconteceu! E o que aprendeu fez amadurece mais e moldar a mudar não a TUMULTUAR MAIS ,..ja tem um visão o que não deve FAZER e não cometer para o novo futuro ser sensato e o astro do futuro da autoria da vida seja sempre feliz amando e sendo feliz sempre..e crendo que a vida e um dom presente .

Reflexão Moldar é Mudar

Autor:Ed.Cruz

Páginas

Subscrever Costumes

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma