Frases e Citações

Amizade Virtual...Existe?

Foto de Civana
Autor: 

Se existe é menos importante por ser virtual? E do outro lado, não são pessoas reais, com sentimentos? Ou julgas que tudo que é virtual, é mentira? Se é mentira, por qual motivo você se abre com alguém mentiroso? Porque você expõe muitas vezes sua vida e sentimentos para alguém que não acredita? Necessidade de ter um amigo? Ou você também mente?
Realmente encontramos de tudo na internet, pessoas mentirosas, manipuladoras, detestáveis, mas também encontramos boas pessoas, que com o tempo tornam-se grandes amigos. Podendo se tornar até amigos reais.
O único problema é que sendo virtual, as vezes aqueles que julgamos tão amigos, na realidade o sentimento não é recíproco, coisa que no olho a olho fica bem claro! Basta um clic para que sejamos ignorados, um "invisível" é mais do que perfeito para não serem incomodados, e o "sempre" off-line? Esse é divino quando não querem mesmo que saibam quando conectaram, enfim, ferramentas do MSN, ICQ, etc, que nos mostram o quanto dura uma "amizade"!
Lógico que algumas vezes as cobranças são ridículas, mas você não julgava serem amigos? O que é uma amizade? Bater papo só quando se está bem? Quando o outro está com problemas isso não interessa? É verdade que satura, também não gosto muito de ouvir, mas um pouco de compreensão e carinho não faz cair os dedos de ninguém! E nem sempre de gargalhadas e tesão vivem as pessoas, mesmo que "virtuais"!

Por que escrevi isso tudo? Porque estou pensando realmente o que é tudo isso, chamado "mundo virtual", se realmente deveria dar tanta importância para pessoas a ponto de colocar meu "mouse no fogo". Talvez elas já estejam "Navegando" em outros mares e eu nem me dei conta...

(Civana)

Comentários

10
Foto de Edson Milton Ribeiro Paes

Oi concordo em parte contigo, mas nada temos a perder, o que precisamos é ter um filtro para apenas absorver aquilo que nos interessa, mas a amizade virtual pode sim valer muito apena, pois sem duvidas quem esta do outro lado não precisa ficar com medo de te magoar, pois não te conhece mesmo, assim quando emite uma opinião fica bem perto da verdade, quer ela te agrade ou não, mas é melhor voce não se preocupar com isso, opine e receba as opiniões com reservas, não se aborrecerá jamais, no mais é deletar o que não interessa e curtir com o que é bom, um grande abraço.
VIDA LONGA
EDSON PAES

VIDA LONGA

Foto de Civana

Obrigada pelo seu comentário! Em parte também concordo com você, que devemos filtrar tudo que recebemos e deletar o que não interessa. Isso só aprendi com o tempo, após impor limites a amizades virtuais, assim como os tenho nas amizades reais. Mas discordo quando diz que a pessoa por estar do outro lado, por não nos conhecer, não precisa ter medo de magoar. Escrevi esse texto depois de uma proposta de um blog comunitário abordando o tema "amizade virtual", e estava justamente passando por esse problema na época, quando valorizei demais uma amizade e ao me encontrar com problemas ter sido ignorada. Na minha opinião amizade é amizade, seja ela virtual ou real, não é o fato de não conhecer a pessoa que fará com que eu tenha menos respeito ou menos carinho por ela. ;)

Bjos

Participem do Grupo "Vídeo-Poema" no You Tube:
http://br.youtube.com/group/vidpoem

*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com

Foto de diana sad

Civana adorei a forma prática de como vc falou de relações virtuais. Achei elegante e sincero, sei como é esse tipo de relação. Onde vc realmente acredita naquilo e como vc acredita em determinadas situações, como se envolve, com o cotidiano daquela pessoa, se tá bem, se não está. Eu antes de viver esse tipo relação, tinha um preconceito brutal, achava coisa de louco. Adorei mesmo.

Diana sad

Foto de Civana

Muito obrigada pelo comentário Diana! Também achava loucura esse tipo de relacionamento antes de conhecer, rs. Mas o envolvimento com a pessoa que está do outro lado da tela existe sim, impossível negar, e ela passa a fazer parte de nossas vidas, algumas mais do que outras, é aí que surge a amizade.

Bjos :)

Participem do Grupo "Vídeo-Poema" no You Tube:
http://br.youtube.com/group/vidpoem

*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com

Foto de CarmenCecilia

CarmenCecilia

Olá Civana!!!

Gostei muito da forma como abordaste o assunto!
O virtual faz parte do nosso cotidiano e que estamos vivenciando colateralmente na atualidade...

Fazemos amizades, trocamos idéias, conhecemos pessoas,solidarizamos, inovamos...
Mas como no real tem seus dissabores idem...

Também nos decepcionamos com ele dentro daquilo que nos proporciona...

Mas esse mundo virtual já me deu tantas alegrias que já não questiono mais e vou vivendo nessa realidade virtuoreal...RSRS

Enfim gostei muito do tema!

Um ótimo 2008 para ti e parabéns por seu merecido premio!

Beijos

CarmenCecilia

CarmenCecilia

Foto de Civana

Olá Carmen Cecilia, gostei da sua colocação "realidade virtuoreal", rs. Define muito bem toda essa realidade que vivemos atualmente, não há como desmerecermos uma amizade por não conhecermos pessoalmente alguém. Temos que aprender a conviver com alegrias e tristezas que possam nos trazer, mas no mundo real também não é muito diferente, não é mesmo? rsss

Muito obrigada e um lindo 2008 pra você também!

Bjos :)

Participem do Grupo "Vídeo-Poema" no You Tube:
http://br.youtube.com/group/vidpoem

*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com

Foto de Maria Goreti

Olá Civana!

Vim cumprimentá-la pela classificação no 4° Concurso. Parabéns!

Quanto à sua colocação neste artigo, real ou virtual, amizade é amizade. E tanto uma quanto a outra pode deixar a desejar. Aliás, acredito que virtualmente estamos bem mais presentes nas vidas uns dos outros. A questão, é que quanto mais aumenta a roda de amigos, maior ela se torna e, consequentemente, nos afasta, i.é., ganhamos distância uns dos outros.
Lembro-me de que comecei a escrever nas comunidades do Orkut. Havia adicionado parentes e amigos reais. Aos poucos foram surgindo os virtuais. Atualmente são tantos, que numa ocasião como esta, de festa, de confraternização, não há condição de utilizar outra forma de comunicação que não em massa. Eu, particularmente não gosto de mensagens automáticas, mas hoje não teve jeito...
Vim para "Poemas de Amor", mas já escrevia para o Recanto das Letras e outros sites, também interativos. Por estar aqui, hoje, não pude estar nos demais. Hoje me pergunto: Como dar a todos a mesma atenção do início? Só há uma forma: Ir, pouco a pouco, na página de cada um. Respondendo àqueles que me contactam e visitando outros, como o faço agora com você.
Tenho amigos reais, com quem não falo há anos. Perdemos o contato, mas nem por isso deixam de ser amigos. Penso neles, lembro-os com carinho, oro por todos, para que Deus os ampare de todas as formas possíveis e rogo para que nos vejamos ou nos falemos, ao menos uma vez mais, antes de partirmos desta vida. E é rezando que eu me coloco ao lado de cada um, diariamente. Isto, de certa forma, nos aproxima e faz com que eu perceba quando alguém está em situação de risco. Um dom que Deus me deu e que faz com que isto aconteça, não só no real, mas também no virtual.
Hoje estou aqui, conhecendo você, alguém que, certamente, fará com que o círculo aumente um pouquinho mais.
Um grande beijo, querida.

Feliz Ano Novo!
Goreti

Foto de Civana

Estávamos nos conhecendo ao mesmo tempo, prazer! :)

Concordo com você, já tive amigos de blogs e MSN algum tempo atrás que eram muito mais próximos que parentes e amigos reais. Sabia e participava muito mais da vida deles e eles da minha que qualquer outra pessoa chamada "real". Hoje não estão tão próximos, mas fui eu mesma que mantive essa distância, tenho fases não muito boas e me ausento da internet. Uma prova disso é que também estou no Orkut e não conhecia você, nem muitas pessoas que aqui estão e já soube que também estão por lá. Assim como no "Recanto das Letras", mas tentarei ser mais presente e visitar cada um de vocês. ;)

Um grande abraço e mais uma vez muito obrigada pelo carinho!
Feliz 2008!

Bjos :)

Participem do Grupo "Vídeo-Poema" no You Tube:
http://br.youtube.com/group/vidpoem

*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com

Foto de Carmen Vervloet

Oi Civana,
Em primeiro lugar quero parabenizá-la pela sua premiação no quarto concurso. Gostei muito do tema abordado. Parabéns!!!
Gostei muito do tema Amizade Virtual... Tudo na vida tem dois lados, seja no virtual, seja no real, temos o lado bom e o lado ruim. Tenho tido muitas alegrias neste mundo virtual e por incrível que pareça tenho vários amigos que eram virtuais que hoje são meus amigos na vida real. A Goreti é a prova viva do que estou falando. A minha parceira em eventos literomusicais que realizo mensalmente em minha casa, era uma amiga virtual e hoje não só é minha amiga, como parceira nestes eventos que considero de muita importância. Quando tiver um tempo passe no meu blog e verá alguns comentários dos eventos lá postados.
www.poesianocanto.blogspot.com
Tudo que foi dito nos comentários é a pura verdade. Portanto amiga, vamos interagir... Isso é vida!...
Beijos,
Carmen

Foto de Civana

Oi Carmen, muito obrigada e mais uma vez parabéns pela vitória no Concurso! Acabei de deixar um comentário no seu belíssimo poema.

Já favoritei seu blog e assim que puder lhe visitarei. Concordo com você, nesse mundo virtual podemos conviver com fatos bons e ruins, assim como na vida real. Estou mais aberta a essa interação atualmente, pois também já tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas que mantinha amizade virtual há anos. Foram lindas surpresas em minha vida, agora amigos reais para sempre no coração.

Bjos :)

Venha conhecer meu Grupo "Vídeo-Poema" no You Tube:
http://br.youtube.com/group/vidpoem

*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com